O espirro é uma das reações naturais do corpo quando há algo errado no organismo. Se existe algum incômodo no aparelho respiratório, o corpo tenta expulsar o que causa a irritação. Inúmeros fatores podem causar o espirro. Pólen de flores, poeira, fumaça e demais substâncias causadoras de alergias são inaladas e automaticamente provocam o espirro.
Essa reação é comum a todas as pessoas. Alérgicos, contudo, sofrem mais com isso. Gripes, resfriados, sinusite e rinite aumentam a quantidade dos espirros por dia. E, apesar de segurar o espirro não ser algo positivo, espirrar constantemente também não é bom! Por isso confira abaixo algumas receitas caseiras para interromper a vontade de espirrar.
Como parar de espirrar
Na maioria das vezes é preciso tratar a origem e causa do espirro. Seja ela alergia, gripe ou aqueles elementos externos inalados. Ainda assim, há métodos caseiros e simples de reduzir a quantidade e a intensidade dos espirros se eles estão lhe incomodando. Descubra abaixo alternativas fáceis e cotidianas para amenizar esse problema:
1. Irrigação nasal
Molhar as narinas com água salina é um medicamento eficaz. Basta molhar a ponta de um cotonete em água salgada e massagear as narinas.
2. Vapor
Vapor é um método que proporciona alívio imediato, pois abre as narinas e as mantém úmidas. Ele alivia a congestão e facilita a respiração. Pode utilizar um vaporizador ou ferver água em uma panela grande.
3. Alimentos quentes e chás
O calor é um ótimo tratamento contra o espirro. Por isso, ingerir alimentos quentes, como sopas e chás, é uma alternativa eficiente. Alimentos apimentados também funcionam.
4. Vitamina C
Essa vitamina é um ótimo reforço imunológico. Ela protege o corpo contra alergias e infecções. Frutas cítricas, brócolis, pimentão e cenoura são boas fontes desse nutriente.
Agora veja abaixo uma receita de chá que também é super eficaz para parar os espirros.
Receita de chá de feno-grego e tomilho
Esse é um tratamento natural e muito simples de ser feito. O melhor é que não possui efeitos colaterais e pode ser usado tanto por adultos quanto por crianças. Crianças devem ingerir cerca de 2 xícaras por dia. Adultos podem tomar 3 a 4 xícaras. O chá deve ser tomado todos os dias até que os sintomas sejam eliminados. Confira os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes
- Feno-grego: 1 punhado;
- Tomilho: 1 punhado;
- Água: 1 litro.
Modo de preparo
1. Coloque as ervas em um recipiente e reserve.
2. Ferva a água e despeje sobre as ervas.
3. Feche o recipiente e deixe que a infusão ocorra por cerca de 5 minutos.
4. Coe o chá e beba.
Dica: Evite o contato com substâncias alérgicas
Algumas substâncias irão desencadear espirros ao menor contato com as vias aéreas. Dessa forma, evite lugares empoeirados e que tenham pólen de flores. Às vezes animais de estimação que soltam muito pelo, como gatos, podem ser causadores dos espirros. Nesse caso, beba o chá e use soro fisiológico nas narinas para mantê-las limpas e hidratadas.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.