Pense naquele prazo que a chefia te deu para entregar um trabalho. Parece fácil e você acha que consegue realizar em um dia. Então você adia, relaxa e continua a adiar. Até que faltam 24 horas para a entrega do trabalho e você não fez nada, nem sabe como conseguirá entregar a tempo. Se você sempre adia as coisas, este texto é para você.
Adiar os compromissos é quase natural ao ser humano. Afinal, ninguém gosta de ter preocupações. O problema disso é que adiar frequentemente o que precisa ser feito cria preocupações ainda maiores no futuro. Ao procurar entender por que muitas pessoas têm esse comportamento, psicólogos descobriram possíveis causas.
Por que as pessoas adiam as coisas compulsivamente?
De acordo com pesquisas na área de psicologia, há motivos para isso. Entre eles estão:
- As pessoas adiam aquilo que não gostam de fazer.
- Elas têm medo de não realizar um bom trabalho.
- Muitas vezes não estão acostumadas a trabalhar sob pressão.
- Há confiança demais em seu potencial.
- Quando há acumulo de tarefas, às vezes a escolha é não fazer nenhuma delas.
As consequências de adiar compulsivamente os compromissos são graves. Você pode ter problemas no trabalho, em suas relações sociais, nos estudos. Isso contribui para que sua autoestima baixe cada vez mais. Além, é claro, de trazer sintomas de depressão, ansiedade, estresse de criar expectativas irreais sobre o futuro.
Como parar de adiar seus compromissos?
A palavra-chave na sua vida deve ser organização. Sistematize suas tarefas. Faça tabelas, cronogramas se preciso for. Não tenha medo da rotina ou de perder sua liberdade. Organizar seus dias fará com que você encontre brechas para se divertir sem culpa. Confira 7 dicas para acabar com seus problemas de adiamento de tarefas.
1. Encontre motivação para realizar cumprir cada um dos seus objetivos.
2. Trabalhe com prazos próprios. Estabeleça datas de entrega para você mesmo.
3. Seus estudos e trabalhos devem ter intervalos de pelo menos quinze minutos a cada duas ou três horas de produção.
4. Acabe com fatores de distração. Deixe de lado celular ou televisão enquanto produz.
5. Alimente-se regularmente e com qualidade.
6. Faça exercícios. Trinta minutos por dia já está de bom tamanho.
7. Tenha amigos ou pessoas confiáveis que possam lhe aconselhar.
Todas essas dicas vão aumentar sua produtividade se forem seguidas. É muito importante mudar hábitos que prejudicam sua vida e seu bem-estar. Procure se organizar e fique atento aos prazos que lhe são dados. Conciliar todos os aspectos de sua vida profissional e pessoal é fundamental.