A forma como você organiza (ou não organiza) os seus pertences em casa, reflete o mesmo tipo de organização que está na sua mente. Então, como diz o ditado, “se a vida está bagunçada, arrume a gaveta de meias”. Que tal começar por organizar guarda-roupa?
7 Ideias para organizar guarda-roupa e ganhar mais espaço
Ver a casa arrumadinha, móveis no lugar e guarda-roupa cheiroso e organizado abre espaço na sua mente para a produtividade, o que é muito bom para a sua vida. Para começar, confira os passos a seguir para que as suas roupas, calçados e acessórios estejam sempre prontos para serem usados e ajudar você a usar o look que estiver com vontade a cada dia. Esqueça essa ideia de desistir da blusinha vermelha porque não consegue encontrar.
1. Separe os itens por categoria
Além das roupas, o guarda-roupas costuma ser o local de armazenamento de muitos outros itens, como suas caixas organizadoras, produtos de beleza e higiene, sapatos e afins. Então, comece a organização separando tudo por categoria.
Sabe aquele cesto cheio de roupa suja? Vai ter que ser visitado também. Recolha as roupas espalhadas pela casa, sejam meias, casacos, calças, e faça uma pilha maravilhosa com todas as suas roupas.
Faça o mesmo com produtos de higiene, beleza, calçados e bolsas que costumam perambular pela casa e acabam entrando de qualquer forma no guarda-roupa. Já está com seus montinhos prontos? Hora de reduzir!
2. Selecione itens de cada categoria
Aproveitando que você resolveu dar uma geral no seu guarda-roupas, faça o serviço completo. Selecione os itens que não usa há pelo menos dois anos e doe ou separe para fazer um brechó. Esqueça essa ideia de que “um dia eu posso querer usar”, pois se já passaram anos, a peça virou um acúmulo desnecessário na sua vida. Esse ritual vai ajudar você a desapegar.
Se forem peças que você usa só no inverno, mas agora está começando o verão e não tem espaço para tudo, separe em uma bolsa, caixa ou mala para deixar guardado em outro lugar, de forma organizada.
Depois de fazer essa seleção com as roupas, faça o mesmo com os sapatos, produtos de beleza (confira a data de validade!) e o resto todo. Esse passo é fundamental para organizar guarda-roupa e ver tudo no lugar, apenas o que você mais usa, para agilizar sua rotina e ter mais liberdade para escolher o que usar.
Lembre de reservar um ou dois dias para fazer isso e curta o momento! Coloque uma música, cante, dê pequenas pausas para um chá ou café. Faça desse momento algo especial e leve.
3. Siga firme até acabar a seleção
Ao se desfazer dos objetos, o faça com gratidão, pois eles já lhe serviram de alguma forma. Fique feliz que elas serão agora úteis para outra pessoa, renovando o ciclo. Quando o cansaço chegar, procure se lembrar do porquê você começou a organizar guarda-roupa e o ânimo vai aparecer novamente. Se for preciso, faça uma pausa, mas não abandone a sua missão, ela é importante!
4. Limpe o guarda-roupas
Depois de fazer a parte mais difícil, que é escolher cada item que vai continuar dentro do seu armário, vem o mais fácil que é limpar. Faça uma faxina por dentro e por fora do seu guarda-roupas, passando um pano com um produto de limpeza adequado para o material do seu armário. De preferência, faça essa limpeza em um dia de sol e deixe o armário aberto por algumas horas para arejar.
Se precisar tirar cheiro de mofo do guarda-roupas, use produtos como vinagre branco diluído em água, água sanitária diluída em água (só se for um guarda-roupas branco) e bicarbonato de sódio com água ou vinagre. Depois, mantenha saquinhos de tule com arroz cru dentro do armário para tirar a umidade e prevenir que o cheiro de mofo volte.
5. Determine um local para cada coisa
Como você vai manter organizado se não sabe onde colocar as coisas? Por isso é fundamental que cada coisa tenha seu lugar. Roupas no lugar de roupas (penduradas ou dobradas nas prateleiras) e acessórios no lugar de acessórios (nas prateleiras menores e gavetas).
Para organizar sapatos, eles devem ficar em uma parte de baixo do guarda-roupas, sempre com os pares juntos. Lembre-se de passar uma escova e limpar seus sapatos sempre que for guardá-los de volta. Assim você evita que o seu armário fique sujo e com cheiro ruim.
Essa é a hora mais gostosa e criativa, pois você pode usar organizadores, cabides adequados, caixinhas coloridas e uma diversidade de ferramentas de organização. Você pode comprar prontos ou até mesmo fazer seus organizadores, deixando seu espaço mais personalizado.
Veja também: como organizar bolsas com praticidade
6. Coloque tudo no lugar
Um passo a passo pode ajudar na hora de guardar as roupas:
- Coloque primeiro todas as peças de cabide; primeiro os casacos, depois vestidos longos, curtos e calças;
- Então vêm as camisas e camisetas;
- Organize em ordem de cor e tipo de tecido;
- Nas gavetas, coloque os shorts, saias e peças íntimas;
- Dobre as roupas do jeito mais adequado para manter a organização;
- Mantenha a mesma lógica de organização para as gavetas.
O mesmo para os produtos de higiene e beleza:
- Separe os produtos que devem estar exclusivamente no banheiro, como esfoliantes e óleos para o banho, e os que podem ficar no armário;
- Organize em bandejas para colocar na pia, gavetas ou prateleiras;
- Deixe acessível e organizado.
Em geral, a ideia é descartar o que não serve e encontrar um local apropriado para os itens que realmente importam.
7. Dê um destino para o que não será usado
Pronto, seu cantinho já está limpo, iluminado, cheiroso e organizado. Pode dar um trabalhão, mas vai valer a pena.
Apesar de divertido, será que você vai querer repetir toda semana? Provavelmente não. Dessa forma, crie o hábito de guardar no lugar tudo o que você tirar. A tendência é que a bagunça desapareça de vez e você diminua a frequência de organizar guarda-roupa.
Dê um destino útil para as roupas que vai doar ou fazer brechó. Faça isso o quanto antes, ou as peças vão acabar mofando na sua garagem ao ponto de não servirem para mais ninguém, o que seria uma pena!
O tiver que jogar fora, como maquiagem vencida, jogue na hora. As roupas de outra estação, coloque no local adequado, de preferência, depois de lavar e deixar bem secas. Assim evita que peças sujas ou úmidas criem bolor dentro da mala ou caixa onde as colocar.