Menu

Como manter o vínculo com filho mais velho depois da chegada do caçula?

Evite as birras por ciúmes e a regressão no comportamento da criança mais velha, incentivando-a a participar da rotina com o bebê

Crédito: Freepik

Publicidade

Por mais que os pais preparem o filho pequeno para a chegada no novo irmãozinho, na hora em que o caçula chega em casa as coisas podem ser diferentes do esperado. É bastante comum ver os, agora, “irmãos mais velhos”, mudarem de comportamento. Passam a ter ciúmes, voltam a falar como bebês, a fazer xixi na cama e mais birras pedindo por atenção.

Esses comportamentos são normais e compreensíveis, afinal, ser promovido a irmão mais velho não faz, automaticamente, uma criança ficar mais madura e com a capacidade de compreender que o bebê necessita de mais atenção. Assim, a rotina da família pode ficar mais difícil e cansativa. Então, o que os pais podem fazer a respeito?

Enxergue como uma evolução

Para convencer o filho mais velho de que a chegada do bebê é um benefício para ele, os pais devem se convencer disso primeiro. O filho mais velho pode se sentir excluído porque agora não tem um colo exclusivo.

Por outro lado, ele ganha a autonomia de caminhar e de ser o exemplo para o caçula. Os pequenos adoram se sentir importantes e necessários! Tenha isso em mente e explique para o irmão mais velho o quanto ele é fundamental na família.

Publicidade

Aproveite o tempo livre com o filho mais velho

Você pode dizer que não tem tempo livre com uma criança e um recém-nascido em casa. É verdade, mas como essa é a realidade da sua vida, precisa se esforçar ainda mais para ajudar o filho mais velho a se adaptar à chegada do bebê.

Então, sempre que possível, quando o bebê estiver dormindo ou aos cuidados de outra pessoa da casa, aproveite um tempo de qualidade com o mais velho. Ele continua precisando de você, principalmente agora em que os pais pedem tanto para ele esperar, pois o bebê precisa de mais atenção. A vez do mais velho tem que chegar!

Tarefas mais tranquilas com o mais velho

Quando o bebê estiver dormindo e você decidir passar um tempo com o filho mais velho, tente escolher atividades mais silenciosas para não acordar o bebê e fazer esse momento durar mais. Escolha atividades como quebra-cabeça, pintura, leitura, jogos de concentração, enfim, coisas que não exijam falar alto, pular ou correr.

Cuidado na hora de dizer isso ao filho mais velho. As crianças são muito literais, e podem reagir de forma inesperada se você disser que as atividades silenciosas servem para o bebê ficar dormindo por mais tempo. Pode parecer absurdo, mas você não sabe qual ideia o seu mais velho pode ter para que o irmãozinho não acorde.

Publicidade

Momentos compartilhados

A atenção de qualidade ao filho mais velho não deve acontecer só enquanto o mais novo estiver dormindo. Afinal, agora a família cresceu e o filho mais velho precisa se acostumar com essa nova configuração.

Sim, a vida de pai e mãe é uma loucura às vezes, mas todos estão se adaptando. Então, manter a tranquilidade no lar, com atividades calmas, é importante para evitar os choros de irritação do bebê e conseguir brincar com o mais velho enquanto o mais novo fica junto, seja no colo ou no moisés.

Promova o filho mais velho a ajudante oficial

As crianças pequenas gostam muito de ajudar, participar das tarefas da casa, se sentirem importantes e serem reconhecidas por isso. Então, diga ao seu mais velho que, com a chegada do bebê, ele agora é o seu ajudante oficial.

Publicidade

Ele pode ajudar a pegar a toalha e as roupinhas do bebê para quando sair do banho, a colocar a roupinha usada do bebê no cesto de roupa suja, a levar e trazer a mamadeira, a cantar para o bebê dormir, tudo isso com a vigilância dos pais. O nível da ajuda vai evoluindo naturalmente, com o crescimento de ambos os filhos.

Lembre-se de elogiar o mais velho sempre que ele ajudar em alguma coisa para incentivá-lo a continuar participando. E nunca coloque-o como responsável pelos cuidados do mais novo, pois ele não tem essa capacidade e, mesmo quando tiver idade, não terá essa obrigação.

Incentive o amor e a proteção entre eles

O filho mais velho precisa se enxergar como exemplo para o mais novo. Então é importante que eles interajam, se abracem, se beijem, durmam juntos de vez em quando, e que o mais velho ensine coisas para o mais novo. Criar esse vínculo de proteção é muito importante para evitar as crises de ciúmes, pois o mais velho vai entender que não existe uma competição. Criar esse vínculo entre eles é, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo entre vocês.

Publicidade

Veja também: Sabedoria de mãe: Como lidar melhor com o ciúmes do filho mais velho

Artigo com informações de profissionais consultados pela Revista Crescer

Sair da versão mobile