É bem comum ver pessoas tomando refrigerante sem gás porque gostam. Mas, a maioria, está sempre buscando a resposta de como manter o gás do refrigerante por mais tempo. Afinal, se for sem gás, deixa de ser refrigerante.
Então, começando do início, é bom entender por que o refrigerante perde o gás tão rápido. As bolinhas da bebida são compostas por gás carbônico (CO2). Mas, dentro do líquido, o CO2 está dissolvido sob a forma de ácido carbônico (H2CO3), que é muito instável e escapa facilmente.
Por isso, a lógica de como manter o gás do refrigerante está em alguns truques simples que evitam o escape do gás:
Copo limpo
Uma das soluções é usar um copo de vidro bem limpo. Quando o copo não está bem limpinho, aumenta a perda de gás devido ao contato com a sujeira do copo.
Cuidado ao servir
Outro cuidado importante é na hora de servir. Mantenha o copo inclinado e vá despejando o refrigerante aos poucos, pois quanto menos movimentar o líquido, melhor.
Agilidade
A terceira dica é fechar a garrafa o quanto antes, logo ao terminar de servir os copos. Se a garrafa fica aberta, o gás vai indo embora. E junto nessa mesma dica, lembre-se de fechar bem a garrafa. Não adianta deixar a tampa mal fechada, pois o gás escapa.
Só refri puro no copo
Por fim, prefira beber o refrigerante sem gelo e sem limão, pois qualquer outra coisa que entre em contato com a bebida significa um aumento da interação com superfícies rugosas, o que também estimula o desprendimento do gás.
Mesmo fazendo todas essas dicas, o refrigerante é feito para ser tomado em pouco tempo. Ainda que você tenha todos os cuidados, é possível que já esteja sem gás no dia seguinte do mesmo jeito. É por isso que existem embalagens de variados tamanhos, assim, você escolhe o tamanho que for consumir tudo na hora.
Veja também: Gás do refrigerante provoca celulite: verdade ou mentira?