De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a maior parte das pessoas no mundo morre por causa de doenças cardiovasculares, o que inclui qualquer tipo de problema no coração. Somente em 2015, foram quase 18 milhões de pessoas que morreram prematuramente, por causa da doença.
Entre as doenças cardiovasculares, estão o acidente vascular cerebral, trombose, além de problemas cardíacos. Os principais fatores de risco são “dietas inadequadas, sedentarismo, uso de tabaco e uso nocivo do álcool, pressão arterial elevada, glicemia alta, hiperlipidemia, sobrepeso e obesidade”.
Muitas são as doenças cardíacas, porém elas apresentam sintomas semelhantes, com pequenas particularidades. Veja quais são:
- Dor que se estende por todo o braço;
- Tosse seca e persistente;
- Inchaço nos pés e tornozelos;
- Enjoo e perda do apetite;
- Ansiedade e sensação de que algo ruim está para acontecer;
- Desmaio;
- Palidez ou mudanças na cor da pele.
Cada problema no coração e seus sintomas
Os dois problemas de coração mais conhecidos são o ataque cardíaco e a doença cardíaca reumática. O primeiro é muito mais comum, porém é importante conhecer os sintomas de todos os dois, para poder identificar em uma necessidade. Todos os sintomas foram descritos com base na lista da OMS, através da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Sintomas de ataque cardíaco
Infelizmente, o ataque cardíaco é um grande conhecido da população. Ele trata da falência do órgão, que passa a funcionar fora do ritmo até parar de vez. Dada a essa característica de esforço intenso do corpo, tem sintomas bem claros.
Entre eles, está o cansaço intenso e súbito, que ocorre antes do auge do ataque. Além disso, a respiração fica mais pesada, sendo necessária uma maior quantidade de inspirações. Com uma menor distribuição de sangue e oxigênio, a pele fica pálida ou levemente azulada. Entra em cena então a dor no centro do peito e no braço e ombro esquerdo, além de cotovelo, mandíbula e costas.
Sintomas de doença cardíaca reumática
A doença cardíaca reumática tem origem na febre reumática e “é causada por lesão nas válvulas e músculos cardíacos que surgem a partir da inflamação e cicatrizes” oriundas dessa doença. Ela é impulsionada por bactérias do tipo estreptococos, podendo ser oriunda de uma simples dor de garganta.
Então, o primeiro ponto a observar é uma contaminação por bactéria mal cuidada, podendo apresentar febre, dores e inchaços, enjoo e problemas estomacais. Além disso, inclui a falta de ar, cansaço extremo, arritmia cardíaca, dores no peito e perda da consciência.
Sintomas de doenças vasculares cerebrais
O AVC pode ser confundido em parte com um ataque cardíaco, pois tem sintomas parecidos. Porém, algumas características são únicas dessa doença. Além dos sintomas citados antes, o paciente pode sofrer com outros incômodos característicos da doença.
Entre eles, está a dormência e uma grande fraqueza nos músculos do rosto e dos membros, apenas de um lado do corpo. Além disso, podem aparecer sintomas como confusão mental, dificuldade para falar, enxergar e caminhar. Outros sinais são o desequilíbrio e falta de coordenação motora além de forte dor de cabeça, tontura e desmaio.