Os revestimentos de pedra são lindos, conferindo um visual elegante aos ambientes, mesmo quando são naturais e rústicos. Mas, para que se mantenham sempre bonitos, é preciso saber limpar. Na verdade, os produtos mais simples são os melhores. Veja o que usar e o que nunca usar para limpar revestimento de pedra no piso e nas paredes.
Limpeza semanal
A dica é muito simples: água com detergente neutro. Essa é a solução que você deve fazer para limpar qualquer tipo de revestimento de pedra.
Se for uma pedra polida, use um pano macio ou uma esponja. Se for uma pedra rústica, mais áspera e com rugosidades, pode usar uma escova macia para limpar todos os cantinhos.
Atenção: não jogue a água com detergente direto na pedra, principalmente se for uma pedra porosa. Aplique o líquido no pano e depois limpe a pedra. É o bastante para manter a limpeza semanal.
No piso, antes de passar o pano úmido, passe uma vassoura de cerdas macias para remover as pedrinhas maiores de poeira e as sujeiras mais visíveis. Se não fizer isso, essas sujeiras podem arranhar a pedra ao serem friccionadas pelo pano, principalmente as pedras polidas.
Remoção de manchas
Mesmo para remoção de manchas, seja de terra, gasolina, óleo, graxa, vinho ou refrigerante, prefira sempre tentar a mistura de água com detergente neutro. De preferência, limpe logo quando a sujeira acontecer.
Você também pode tentar usar algum produto absorvente, como bicarbonato de sódio, para ele sugar o excesso de líquido derramado e depois fazer a limpeza com água e detergente neutro.
Limpeza pesada trimestral
Se você precisa fazer uma limpeza pesada no seu piso ou parede de pedra, uma boa opção é usar uma lavadora de alta pressão. Esse aparelho jorra água com bastante força, suficiente para remover encardidos de barro e limo.
Mas, use esse recurso poucas vezes, no máximo a cada três meses, pois a pressão da água vai desgastando a pedra e reduzindo sua durabilidade. O melhor mesmo é evitar que se formem essas camadas grossas de barro e limo, fazendo uma limpeza mensal só com água, detergente neutro e uma vassoura.
O que não usar?
Assim como não é bom usar água em alta pressão para evitar o desgaste da pedra, o mesmo vale para produtos abrasivos e corrosivos, como soda cáustica, álcool, querosene, removedores e solventes, seja qual for o tipo de pedra.
Na hora de escolher um produto para limpeza, opte pelos que tenham pH neutro, pois os produtos ácidos ou alcalinos podem manchar ou descolorir a pedra ao reagirem com os minerais do revestimento.
Veja também: