Menu

Como limpar o catarro na garganta: 5 dicas simples

Depois de uma gripe, resfriado ou alergia, é comum ficar com catarro acumulado na garganta, gerando o incômodo pigarro

Crédito: Freepik

Publicidade

O catarro é um muco espesso que se forma na região do nariz e da garganta quando há um processo infeccioso, inflamatório ou alérgico. Quando o catarro é excessivo, ocorre o pigarro que é bem incômodo, pois gera tosse constante e desconforto para engolir. Então, depois que a doença for embora e restar o pigarro, veja o que pode fazer para limpar o catarro a garanta.

1. Gargarejo com água e sal

Esse gargarejo serve para reduzir a irritação na garganta, causada pelo pigarro. A função do sal é alertar o corpo de que precisa de mais água na região da garganta, promovendo a hidratação e protegendo contra a poeira aspirada que pode irritar ainda mais a região.

Misture 1 colher de sopa de sal em meio copo de água morna, mexa bem, coloque a mistura na boca e incline a cabeça para trás. Faça gargarejos por pelo menos 30 segundos, cuspa e repita os gargarejos até que toda a água tenha terminado.

Pode fazer os gargarejos 3 ou 4 vezes ao dia, mas deixe de fazer assim que sentir que o catarro foi embora, pois o sal em excesso desidrata as mucosas.

Publicidade

2. Óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto ajuda a eliminar o catarro de forma natural, sem precisar fazer gargarejo, ingerir nem tomar remédio. Sua função é expandir as vias respiratórias e aliviar a irritação na garganta.

Misture 1 a 2 gotas de óleo de eucalipto em 1 colher de chá de óleo de coco ou outro óleo vegetal, e depois massageie a região do peito com essa mistura, algumas vezes por dia. Pode gerar tosse, mas é justamente porque o catarro está soltando.

3. Vick

Se quiser uma opção mais prática, sem precisar fazer misturas, vá na farmácia e compre o famoso Vick Vaporub, aquela pomada que ajuda a aliviar a tosse, o nariz entupido e o mal-estar muscular, sintomas causados pelas gripes e resfriados.

Atenção: o Vick contém cânfora, então é contraindicado para menores de 2 anos, pessoas com asma e outros problemas respiratórios.

Publicidade

A pomada pode ser aplicada no peito, no pescoço e nas costas. Se quiser inalar o vapor, coloque 2 colheres de chá de Vick numa vasilha com meio litro de água quente e inale o vapor por cerca de 10 a 15 minutos.

4. Muita água

Seja qual for a dica que você escolher, lembre-se que é muito importante tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia para manter a garganta hidratada e ajudar a eliminar o catarro que está preso. Pode ser água pura, água de coco e chás naturais, com ou sem mel, de preferência mornos.

5. Nebulização com água

Não precisa ter nebulizador para fazer essa dica. Basta colocar 1 a 2 litros de água fervente em uma bacia, colocar uma toalha por cima da cabeça, tapando a bacia também, e respirar o vapor que sai da bacia até que a água esfrie. Se quiser, pode colocar um pouco de Vick ou de óleo essencial de eucalipto na água, em pequena quantidade.

Publicidade
Sair da versão mobile