como lavar o nariz com soro
Crédito: Freepik

Como lavar o nariz com soro fisiológico corretamente

Aprenda a lavar o nariz do bebê e de crianças sem risco de sufocamento e com a quantidade certa de soro

Publicidade

Se para um adulto já é complicado ficar sem respirar direito, imagine para um bebê. Além de não fazerem ideia do que está acontecendo, eles ainda não têm controle sobre a respiração. Dessa forma, saber como lavar o nariz com soro pode ser providencial. Isso porque pode evitar novas contaminações e ajudar a tratar alguma que já tenha se instalado.

Existe uma forma certa de fazer a limpeza para evitar que a criança ou bebê acabem sufocando no processo. Além disso, o produto utilizado deve ser o correto, sendo a água nada recomendada, apesar de ser comum. Também tem o horário ideal para fazer a limpeza.

Como lavar o nariz com soro

Fazer a higienização ajuda a eliminar o muco preso nos dutos nasais, fazendo com que a criança possa respirar melhor. Além disso, elimina os agentes ali instalados mecanicamente, fazendo com que a doença seja curada mais rapidamente.

Além disso, se feita periodicamente ajuda a evitar novas contaminações. Isso porque essa parte inicial do sistema respiratório (fossas nasais, mucosas, pelos, etc) são como um filtro. Ele ajuda então a eliminar o que foi retido, evitando que agentes estranhos entrem no corpo.

Publicidade

O ideal é fazer uma vez por semana, quando a criança não está gripada, podendo aumentar para duas ou três vezes no inverno. O ideal nesse caso é fazer a limpeza do nariz depois de voltar da escola. Quando estiver doente, pode ser feita diariamente, preferencialmente antes de dormir.

Soro fisiológico

Nunca utilize água para fazer a limpeza, pois não se tem como saber se ela tem algum tipo de contaminação. Dessa forma o ideal é investir em pequenas garrafas de soro fisiológico, sendo mais seguro para o organismo. Ele deve ser aplicado em temperatura ambiente e nunca gelado, para não irritar a região. Apesar disso, deve ser armazenado na geladeira por, no máximo, 15 dias.

Posição do bebê

Para aplicar no bebê, ele deve estar posicionado corretamente para evitar que o soro acabe indo para outros canais. Outro cuidado importante é manter as mãozinhas longe do alcance da seringa, para evitar que ele bata na mesma e se machuque. Então faça uma trouxinha, embrulhando o bebê no cueiro, para maior segurança. Coloque-o encostado na sua barriga, com o rosto para frente e inclinado para o lado. Veja nesse vídeo mais detalhes.

Posição da criança

Já com a criança pode parecer mais fácil, mas vai depender muito da personalidade dela e dos pais. O ideal é que ela entenda a importância de limpar o nariz e permita que os pais possam aplicar o soro. Para isso, pode colocar a criança no colo ou sentar em frente a ela, pedindo que incline a cabeça para o lado oposto à aplicação. Com um pano, apoie a base do rosto, que irá coletar a secreção e limpar o rosto.

Publicidade

Aplicação de soro no nariz

Veja então como aplicar o soro, passo a passo, desde a preparação do soro até a aplicação e limpeza:

  • Coloque o soro na seringa adequada, que deverá ser esterilizada ao final do procedimento, sendo uma seringa por criança;
  • O soro deve estar em temperatura ambiente, sendo 5 ml para bebês e 10 ml para crianças a partir de 2 anos;
  • Coloque o bebê ou criança na posição ensinada;
  • Posicione a ponta da seringa na narina e pressione levemente, para que o soro lave a região. Não precisa ser feito nem rápido nem lento demais;
  • Repita na outra narina, para que todo o canal possa ser limpo;
  • Limpe com uma toalha ou lave o rosto na pia.

Resistência da criança

Pode acontecer da criança não permitir a lavagem do nariz, podendo atrapalhar o processo. O recomendado nesse caso não é forçar e sim conversar, para que ela entenda a importância. Assim, você vai ter mais trabalho a princípio, mas no longo prazo, terá crianças parceiras como essas duas:

PODE GOSTAR TAMBÉM