As mantas de microfibra são ótimas para os dias de frio, pois esse é um tecido de toque suave, muito agradável e quentinho. Mas são justamente essas características que fazem da microfibra um tecido mais delicado, que exige alguns cuidados na hora de lavar. Veja o que pode e o que não pode fazer para manter suas mantas como novas por muito tempo.
Pode lavar na máquina, no ciclo delicado
As mantas são menores e mais finas do que os cobertores, então, cabem na maioria das máquinas de lavar, sem problemas. Na hora de lavar, escolha o ciclo delicado e, se for misturar mantas com roupas, coloque uma ou duas mantas junto com outras peças de roupas delicadas.
Não use amaciante nem alvejante
O amaciante não funciona para amaciar tecido de microfibra. Além disso, depois de muitas lavagens, o amaciante deixa o tecido menos permeável, dificultando sua limpeza. Então, não gaste seu produto à toa. O alvejante danifica as fibras desse tecido, então, também é um produto a ser evitado.
Não centrifugue
Outro cuidado que deve ter ao lavar as mantas de microfibra é com a centrifugação. Assim que as peças terminarem de lavar, não deixe passar pela fase da centrífuga, pois não tem necessidade. Retire as mantas da máquina, se quiser pode dar uma leve apertada com as mãos (sem torcer) e coloque no varal, pois é um tecido que seca rápido.
Secagem à sombra
A melhor forma de secar suas mantas de microfibra é deixando-as estendidas à sombra. Tanto o sol quanto a secadora podem danificar e até encolher algumas peças. Não se preocupe, pois em local arejado e bem esticadas, elas secam rápido do mesmo jeito. Se precisar usar a secadora, escolha a temperatura mínima.