Desde a primeira infância todo mundo aprende a tomar banho sozinho, lavar o corpo e lavar o cabelo. Só que isso não quer dizer que o método que sempre usou para lavar a cabeça seja o correto. Será que está mesmo ficando limpo? Será que está limpo demais e deve lavar menos para evitar problemas do couro cabeludo?
Como lavar o cabelo da maneira correta passo a passo
Essa pode parecer uma ação banal do dia a dia, mas se você estiver fazendo errado, pode acabar desenvolvendo caspa, doenças no couro cabeludo por excesso de lavagens ou produtos, ou então, pode não estar removendo todas as impurezas, prejudicando a saúde dos fios. Veja como fazer.
1. Molhe o cabelo
Ao entrar no banho, deixe a água em uma temperatura morna, que não queime o couro cabeludo. O excesso de calor causa ressecamento dos fios. Molhe bem o cabelo, deixando a água escorrer sobre ele.
2. Aplique o xampu
O primeiro produto que deve usar é o xampu. O ideal é que ele seja próprio para o seu tipo de cabelo. Aplique uma pequena porção na mão, do tamanho de uma moeda de 1 real, e espalhe pelas mãos. Aplique desde a raiz às pontas.
Se for pouco, coloque mais uma porção. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos para ir removendo as impurezas. Depois enxague bem, deixando a água cair sobre o cabelo até todo o xampu sair.
Se necessário, caso tenha ficado uns dois dias sem lavar o cabelo, reaplique o xampu e faça o mesmo processo.
Evite usar xampu antirresíduo sempre, deixe para os dias em que for aplicar uma máscara hidratante, pois assim as escamas dos fios vão ficar mais abertas para receber o produto.
3. Aplique o condicionador
Depois de remover uma ou duas aplicações de xampu, passe o condicionador, que também deve ser para o seu tipo de cabelo. Comece aplicando nas pontas e vá desembaraçando com os dedos até chegar na raiz. Não precisa massagear o couro cabeludo. Enxague bem.
4. Escorra e finalize
Quando sair do banho, retire o excesso de água do cabelo com a toalha, sem esfregar, apenas aperte para que ela absorva a água. Depois penteie e finalize com o seu creme de costume.
Quantas vezes por semana se deve lavar o cabelo?
A menos que você tenha o cabelo muito oleoso e o seu dermatologista recomende que faça um tratamento lavando o cabelo todos os dias, evite. Não é necessário lavar o cabelo com tanta frequência, exceto nos dias mais quentes quando sua muito.
Limpar o cabelo demais, principalmente se usar xampu e condicionador todas as vezes, vai remover a película natural de oleosidade que o couro cabeludo cria para se proteger. Ao fazer isso, irá expor os poros às impurezas do ambiente e será produzido ainda mais sebo como mecanismo de defesa.
Então, pode lavá-lo dia sim e dia não. Algumas pessoas ficam até dois ou três dias sem lavar, pois não fica com aspecto oleoso. Vai depender de como cada organismo responde a esses hábitos.
Faz mal lavar o cabelo à noite?
O problema nisso é ficar com o couro cabeludo úmido por tantas horas, aumentando o risco de ter problemas capilares, como caspa, seborreia e feridinhas que parecem não cicatrizar nunca.
Então, o ideal é fazer isso mais cedo, quando ainda vai circular pela casa, pegar um sol, um ventinho, assim o couro cabeludo seca bem. Se não tiver jeito, lave o cabelo à noite, aplique um protetor térmico e use o secador para deixar o mais seco possível.
Dicas de cuidados com o cabelo
Manter o cabelo bem cuidado não é apenas uma necessidade estética, e sim, de saúde. Então, veja mais dicas do que fazer para manter os cabelos sempre saudáveis, nutridos, fortes e protegidos.
- Use xampu, condicionador e outros produtos próprios para o seu tipo de cabelo;
- Sempre que for expor o cabelo ao calor, aplique um protetor térmico;
- Sempre que possível, evite o secador, a chapinha e o babyliss, pois eles ressecam os fios;
- Se usa química, mantenha um cronograma capilar mensal com dias para fazer hidratação, nutrição e reconstrução dos fios;
- Sempre lave o cabelo com água morna ou fria, nunca muito quente;
- Mesmo com cabelos saudáveis, faça hidratações caseiras toda semana ou duas vezes por mês.