Se você conhece as propriedades nutricionais do brócolis e se preocupa em manter uma alimentação saudável, com certeza faz questão de comer brócolis fresco sempre que possível. Mas já tinha pensado que esse vegetal é o porto seguro de diferentes tipos de parasitas? Justamente por causa do seu formato, cheio de floretes, muitos bichinhos ficam escondidos de modo que é difícil identificar sem fazer uma inspeção detalhada. Então, veja como lavar o brócolis do jeito certo para eliminar todos os parasitas e consumir sem medo.
Passo a passo para lavar o brócolis
Para eliminar qualquer tipo de parasita que possa estar no vegetal, não basta lavá-lo em água corrente. O ideal é usar uma solução capaz de matar os parasitas, mesmo que vá cozinhar a verdura depois.
- Lave o brócolis embaixo da torneira para remover qualquer poeira e sujeiras soltas;
- Em uma tigela, coloque água com um pouco de vinagre e mergulhe o brócolis durante 5 minutos;
- Retire da água e corte o brócolis ao meio, da base para os floretes;
- Coloque o brócolis cortado dentro de outra tigela, agora com água limpa. Adicione um pouco de farinha e um pouco de sal nessa água para matar os parasitas;
- Misture e deixe por 10 minutos.
- Enxague bem o brócolis embaixo da torneira e agora sim pode usar.
Desinfecção com água sanitária
- Se preferir uma receita mais simples, coloque o brócolis de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária própria para desinfecção de alimentos (leia no rótulo se serve para isso).
- Deixe por 10 a 15 minutos, conforme indicado na embalagem do produto, e depois lave muito bem com água corrente.
Veja também: dicas úteis para conservar frutas, legumes e verduras