Se quiser oferecer ao seu filho uma ferramenta poderosa contra a ignorância, e que vai ajudá-lo a se proteger de muitas armadilhas no mundo real, incentive-o a desenvolver o gosto pela leitura.
Ensine-o a questionar as coisas, a discernir certo e errado. Mostre-o como encontrar suas respostas na leitura de conteúdos realmente úteis e na interpretação dos textos para que ele possa, aos poucos, formar a própria opinião.
Tudo isso começa logo na infância, quando a criança está ingressando no mundo da alfabetização. Faça com que essa experiência com a leitura seja positiva, agradável e realizadora para a criança, usando estas dicas:
Aproveite e veja: Chega de conto de fada! 8 novas histórias para empoderar meninas
É sempre um bom momento para a leitura
Quando seu filho se mostrar interessado em ler um livro, aproveite a oportunidade para ensiná-lo ou acompanhá-lo. Pode ser que não dê tempo de ler com ele uma história inteira, mas pelo menos alguns minutos dedicados à leitura valem a pena. Mantenha o interesse vivo!
Mostre como eram os livros na sua época
Hoje em dia, muitas crianças só veem livros físicos na escola. Em casa é tudo digital, no tablet. Então, desperte o interesse na leitura, mostrando à criança objetos que ela não conhece, como as histórias em quadrinhos que tínhamos antigamente, as revistas, os livros que precisávamos ir à biblioteca para pegar emprestado. Envolva a criança neste universo encantador dos livros, de modo que ela possa se apaixonar sem risco de decepção.
Veja também: Infância de antigamente e a atual: as 5 grandes diferenças
Use a tecnologia a seu favor
Quando falamos que as crianças de hoje só conhecem a leitura por meios digitais, não é um problema. Você pode e deve usar a tecnologia a favor do incentivo à leitura.
Já que os pequenos vão querer passar algum tempo mexendo no tablet, que seja fazendo atividades educativas, como ler e até escrever as próprias histórias.
Seja o exemplo
Os filhos repetem o que os pais fazem, pois são inspirados pela sabedoria dos mais velhos. Lembre-se que seu filho está de olho em tudo o que você faz, e pode achar incrível até alguma coisa muito simples, como se sentar na poltrona com um livro e uma xícara de chá, e passar ali momentos agradáveis.
Use personagens e personalidades que a criança gosta
Seu filho deve ter os desenhos preferidos, os filmes e os YouTubers educativos de quem ele é fã, certo? Então, encontre livros publicados com estes personagens e apresentadores para instigar na criança a vontade de ler, saber mais sobre o que ela já tem interesse.
Veja também: Mochileiro viaja pelo Nordeste distribuindo livros a crianças do interior
Leitura todos os dias
Não pode ser de maneira forçada, mas a única forma de criarmos um novo hábito é praticando diariamente.
Então, como dissemos lá na primeira dica, é sempre um bom momento para ler uma história ou um poema, para escrever uma ideia e manter a imaginação dos pequenos bem nutrida.
Ao invés de, apenas, ler uma história para o seu filho dormir, leia também quando ele acordar e estiver mais atento.
Deixe seu filho ajudar na escolha da leitura
Na hora de ler uma história, deixe seu filho escolher o que deseja ouvir ou ler. Leve-o a uma livraria para criar mais intimidade com esse ambiente e escolher um livro para ler a cada mês, por exemplo. Mostre o cheirinho de livro novo, crie memórias afetivas agradáveis junto aos livros.
Veja também: Estudos mostram o impacto da pandemia nas crianças até 3 anos