Um vazamento de gás em casa pode resultar em um acidente grave, com explosão e incêndio. É importante estar atento aos sinais de vazamento de gás para saber agir na hora e evitar que o pior aconteça. Veja como perceber quando tem gás vazando e o que fazer para interromper o vazamento ou impedir que se torne uma explosão.
Identificando o cheiro de gás
Quando o botijão de gás fica dentro de casa, ou do lado de fora perto da porta ou janela, dá para sentir o cheiro de gás se tiver um vazamento.
Na verdade, o gás não tem cheiro. Lá na indústria, quando ele está sendo preparado para ser colocado nos botijões, é adicionada uma substância chamada mercaptano que tem um cheiro bem característico, conhecido como “cheiro de gás”, justamente para que as pessoas possam identificar um vazamento.
Identificar vazamento de gás com espuma de detergente
Se sentir esse cheiro dentro de casa, ou fora quando estiver no terreno, pegue uma esponja de louça ou um pano, umedeça bem e coloque um pouco de detergente suficiente para fazer espuma. Passe a esponja em volta do local em que você desconfia estar vazando. Se a espuma começar a fazer bolhas, tem vazamento.
O vazamento pode estar vindo da conexão que conecta a mangueira ao botijão ou ao gás encanado, pode estar ao longo da mangueira ou lá na outra ponta, onde a mangueira se conecta com o fogão, forno ou outro equipamento que funcione a gás. Você pode passar a espuma em todas as partes para saber se existem mais pontos de vazamento.
Verifique as saídas de gás
Antes mesmo de fazer o teste de vazamento com espuma, verifique todas as saídas de gás, como botões do fogão ou do forno que possam ter ficado abertos. Alguém pode ter mexido sem querer e o gás começou a vazar. Esse é o caso menos preocupante, pois não precisa de conserto. Basta fechar os botões e tomar outros cuidados que vai ver a seguir.
O que fazer quando perceber um vazamento de gás?
Se estiver mesmo acontecendo um vazamento, desligue imediatamente o regulador de gás, que é aquela válvula de abrir e fechar por onde o gás sai de dentro do botijão. Ou, se for gás encanado, feche o registro.
Se perceber que o vazamento foi causado por um botão aberto no forno ou fogão, basta fechar o botão para interromper a passagem do gás. Mesmo assim, por garantia, faça o teste da espuma na mangueira para saber se existe um vazamento.
Enquanto tiver cheiro de gás no ambiente, jamais ligue qualquer fonte de fogo ou energia elétrica, como as bocas do fogão, o forno a gás, um isqueiro, um fósforo, interruptores de luz, ventiladores e afins. Se alguma chama ou faísca entrar em contato com o gás que está no ambiente, vai explodir.
Avise a todos em casa que está tendo um vazamento para que eles não mexam em nada que possa gerar explosão, inclusive colocar e tirar eletrônicos na tomada ou usar o celular, pois pode gerar faíscas.
Abra todas as portas e janelas para o gás se dissipar. Enquanto isso, todos devem esperar do lado de fora da casa, por segurança.
Se for um vazamento que precisa de conserto, ligue para a empresa de gás para que venham verificar o problema o quanto antes.
Fique atento se alguém estiver apresentando tontura, náuseas, fadiga e dores de cabeça, pois pode ser um efeito colateral do vazamento de gás. Assim que possível, leve a pessoa para o hospital. Enquanto isso, ela deve respirar ar puro.
Se perceber que o cheiro de gás está aumentando ou conseguir ouvir o vazamento de forma intensa, é uma situação de emergência e os bombeiros devem ser acionados.
Veja também: Cuidados importantes e dicas de segurança para quem tem botijão de gás em casa