Muito açúcar no organismo pode trazer uma série de complicações para a saúde. Engana-se quem pensa que só os diabéticos têm problemas se comer muito açúcar. Isso é uma ideia muito errada! Excesso de açúcar faz mal a qualquer um, até mesmo a uma criança super saudável sem problema nenhum de saúde.
Você pode até pensar que não tem esse problema, já que só come doces e sobremesas aos fins de semana, por exemplo. Bem, aí está mais um erro! Sabe por quê? O açúcar está presente em muito alimentos industrializados que não são considerados doces. Quer um exemplo? Molho de tomate pronto, enlatado ou em vidro. Apesar de ser um produto feito para receitas salgadas como macarrão e pizza, o molho de tomate contém altas quantidades de açúcar.
Preste atenção se seu corpo apresenta algum desses sinais de excesso de açúcar
O açúcar faz a concentração de glicose subir no sangue e logo em seguida, a insulina, responsável por “digerir” esse açúcar. Nos diabéticos, a insulina não é produzida ou está com pouca eficiência, portanto o açúcar fica muito tempo no sangue, causando danos generalizados.
Quem não é diabético, tem insulina suficiente. Mas isso não quer dizer que você pode comer à vontade, não mesmo! O açúcar é responsável pelo crescimento das taxas de obesidade, diabetes, inflamações ocultas no organismo, danos ao fígado e cáries nos dentes. Tudo em excesso faz mal, principalmente se estamos falando do açúcar!
Agora, aprenda sobre os sinais que o seu corpo apresenta quando está com excesso de açúcar. Se apresentar 2 ou mais sinais, reduza o consumo de açúcar, sobremesas, chocolates e produtos industrializados e aumente o consumo de frutas e vegetais. E procure o seu médico para relatar o problema.
Sinais de que está comendo muito açúcar:
- Ter ansiedade para comer carboidratos (pães, bolos, bolachas, batata frita).
- Boca seca, pouca saliva
- Aumento repentino da sede, mesmo durante a noite
- Excesso de peso
- Sentir muito cansaço e moleza após as refeições principais
- Aumento do número de vezes que faz xixi
- Cicatrização lenta e difícil
- Descontrole ao comer doces e sobremesas (come muito, rapidamente)
- Corpo em formato de maçã
- Gordura concentrada na região abdominal
- Impotência sexual e diminuição da libido
- Dificuldade de foco e concentração
- Irritação e falta de paciência
- Visão embaçada, dificuldade para enxergar detalhes
Se gosta muito de doce, tente limitar o consumo de açúcar aos fins de semana e dias especiais.
No dia a dia, escolha os alimentos saudáveis que são doces. Sabe quais são? As frutas! Sim, muito docinhas e cheias de fibras, as frutas irão dar o doce que você precisa sem comprometer a sua saúde e a boa forma.