Para quem não conhece muito sobre tecidos e costura, pode ser difícil identificar quando uma roupa é de qualidade ou não. Aí, acaba pagando mais do que deveria em uma roupa que vai durar pouco tempo. Então, veja dicas de como identificar a qualidade de uma roupa para fazer apenas bons investimentos quando entrar em uma loja.
1. Verifique a qualidade do algodão
Pegue a roupa na mão e segure um pedaço do tecido no seu punho por alguns segundos, depois solte-o. Se o tecido ficar com aspecto de papel amassado, quer dizer que a peça é de má qualidade e que vai entortar logo depois da primeira lavagem.
2. Estique a costura
Uma roupa de boa qualidade tem costuras firmes e bem unidas. Se você der uma ligeira esticada na parte da costura da roupa, e a costura ficar com muitos espacinhos, se esticando junto com a peça, provavelmente é de má qualidade.
3. Confira as bainhas
Uma bainha de uma saia ou calça de qualidade tem até 4 centímetros de comprimento. Nas blusas, camisetas e camisas, a bainha tem uns 2 centímetros de comprimento. Verifique se a bainha está com uma costura dupla, bem firme, ou se foi apenas costurada com um fio e parece fácil de desfazer.
4. Analise o zíper
Em uma peça de qualidade, o zíper é de metal, não de plástico. Também, os dois lados do zíper devem ter o mesmo comprimento, estarem com uma costura bem firme e serem da mesma cor do tecido.
5. Tingimento
Verifique a peça inteira, inclusive dentro dos bolsos. O tingimento do tecido deve ser uniforme. Se dentro dos bolsos o tingimento estiver mais claro ou manchado, é um sinal de má qualidade da peça.
6. Botões
Olhe com atenção para os botões da peça, que devem estar bem costurados, com firmeza, em várias passadas de linha. Veja se a pintura dos botões está descascando, o que não deve acontecer em uma peça de qualidade.
7. Fios soltos
Quando uma roupa é feita em uma produção cuidadosa com os detalhes, não vai haver fios soltos nas costuras. Esses fios podem ser sinal de que não houve acabamento na produção da peça ou que a costura é malfeita e vai soltar cada vez mais.