A preocupação com a higiene da casa e das coisas em geral aumentou quando a pandemia chegou. Então, ainda está fresco na memória como higienizar alimentos e embalagens para matar o coronavírus. Mas, é sempre bom relembrar as dicas e aprender novas formas de manter seus alimentos desinfetados e prontos para consumir.
Como higienizar alimentos e embalagens
Optar por higienizar tudo o que você traz do supermercado e da feira é uma forma de prevenir a entrada de vírus, bactérias, fungos e outros parasitas no seu corpo. Mas, nunca misture os produtos de limpeza. Use um ou outro, pois qualquer coisa que se misture com água sanitária é perigoso, além de tirar o efeito do produto.
Como higienizar vegetais frescos
Mais do que higienizar e desinfetar, esse cuidado faz vários alimentos frescos durarem mais tempo na geladeira e economiza seu tempo na hora do preparo das refeições. Também é bom ter os vegetais lavadinhos na geladeira se quiser estimular o pessoal de casa a comer mais frutas, verduras e legumes frescos.
Lave suas mãos
Faça a higienização das mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o antebraço, as unhas e entre os dedos. É melhor usar o sabonete líquido porque não há contato do mesmo sabonete com as mãos de outras pessoas.
Lave os vegetais em água corrente
Com as mãos limpas, separe todos os seus vegetais na bancada e vá lavando tudo embaixo da torneira, só passando a mão e deixando a água correr. Essa é a limpeza para tirar as sujeirinhas visíveis.
Frutas e legumes de casca que amolece, como banana e cebola, devem ser limpas apenas com folhas de papel-toalha ou uma toalha de tecido limpa.
Hora de desinfetar
Em uma tigela, faça uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária (lixívia) ou utilize hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante. Se for água sanitária, leia na embalagem se o produto pode ser usado para desinfetar alimentos. Coloque os vegetais na solução por 15 minutos.
Segunda lavagem
Retire os alimentos da solução e lave-os em água corrente de novo para remover o produto químico. Deixe secar naturalmente, sobre a bancada bem limpa e desinfetada.
Armazenamento
Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados depois de secos, em potes com tampa, e colocados na geladeira para durarem mais tempo.
Como higienizar embalagens
Assim como na dica anterior sobre os alimentos, lave suas mãos antes de mexer com as embalagens.
Opção com detergente
Quanto aos alimentos que vêm embalados, como saco de arroz e feijão, lata de atum e pote de café, tudo o que for de vidro, plástico e metal pode ser lavado embaixo da torneira com esponja e detergente, esfregando e enxaguando bem. Seque tudo antes de guardar para evitar que a umidade comece a formar bolor e estragar seus alimentos.
Opção com álcool
Mas, se quiser ter mais praticidade, pode usar álcool 70% ou gel e não enxaguar. Essa dica é melhor para as embalagens que não são totalmente fechadas, evitando que entre água na hora de enxaguar.
Veja também: Produtos de limpeza comuns que são capazes de matar o coronavírus