Na sua família, as roupinhas das crianças passam de geração em geração? Algumas roupinhas são do dia a dia, aquelas que o primeiro filho ou o priminho usou bastante e, quando deixou de servir, ficou guardada pro irmãozinho ou priminho mais novo.
Outras, são peças mais especiais, como a roupinha do batizado que foi usada só uma vez e é mais delicada, então precisa ser guardada com mais cuidado pra não amarelar nem ser consumida pelas traças. Veja como guardar todos esses tipos de roupinhas para a próxima geração.
As peças devem ser lavadas antes de guardar
A primeira coisa a fazer para evitar que a roupa guardada fique amarelada ou com mofo é lavá-la antes de guardar. Mesmo que a peça pareça limpa, ela não está, e aquele pouquinho de suor vai virar um amarelado ou vai atrair mofo porque ficou com umidade no tecido.
As peças devem estar bem secas para guardar
Além de lavar a roupa, é bem importante que ela esteja totalmente seca quando for guardada. É a mesma lógica de não guardar roupa que foi suada, ainda que só um pouquinho, pois esse pouquinho já é o bastante para formar manchas e bolor.
Embale em um papel de seda ou de cor escura
Sim, faz diferença o tipo e a cor do papel, pois dependendo de onde você for guardar, a roupinha vai se manter em contato com a luz do ambiente ou do dia, e isso também causa manchas em tecidos. Embale como se fosse uma roupa de festa, em tecido de seda ou em um tecido delicado e bem escuro.
Coloque em uma caixa ou saquinho de TNT
Depois de embalar a roupinha, guarde-a dentro de uma caixa de papelão ou de um saquinho de TNT pra manter ventilada. O papelão pode atrair traças, assim como o papel de seda, mas você não deve usar saco plástico porque ele guarda umidade.
Então, veja essas dicas de como afastar as traças.
Mantenha a umidade longe
Mesmo dentro de uma embalagem bem protegida, se o ambiente for úmido, a peça pode manchar. Então, coloque dentro da embalagem uns saquinhos de sílica gel, trouxinhas com giz ou com arroz, e troque-as de vez em quando por novas.