Se manter em um relacionamento saudável tem seus altos e baixos. Os casais que conseguem, sabem que é preciso ter muita paciência e resiliência para lidar com os desafios diários e superá-los. Para ajudar quem está enfrentando conflitos conjugais, pesquisadores deram dicas valiosas que devem ser praticadas no dia a dia.
Veja também: Quando vale a pena reatar um relacionamento?
1. Repare nos pontos positivos
Quando a pessoa que está ao seu lado faz coisas boas e certas, geralmente você não reconhece porque ela não fez mais do que a obrigação? Mas, quando ela erra, você é o primeiro a apontar o erro? Está errado!
Claro que os erros devem ser trazidos para uma conversa, na tentativa de evitar que se repitam. Porém, um relacionamento saudável e feliz precisa ser alimentado com elogios e o reconhecimento das pequenas e grandes coisas boas que acontecem no cotidiano.
O motivo dos cientistas
Quando os pesquisadores estudaram vídeos de casais discutindo vários tópicos, notaram uma variedade de interações positivas e negativas. Alguns casais riram, sorriram, se tocaram e se elogiaram, mesmo durante os desentendimentos.
Outros reviraram os olhos, zombaram do outro ou ficaram com raiva ou na defensiva. A partir desse trabalho, um padrão marcante emergiu. Os casais que estavam destinados a ficar juntos mostraram pelo menos cinco vezes mais interações positivas do que negativas.
Na vida real, ninguém consegue manter um registro consistente de interações positivas e negativas, mas a lição é clara: aumentar os gestos positivos e gentis em um relacionamento pode ajudar a isolar seu relacionamento dos inevitáveis dias ruins.
Veja também: Relacionamento desgastado: o que fazer e o que causa?
2. Dar as mãos e manter o toque físico é importante
Não só andar de mãos dadas, e não apenas as mãos. A questão aqui é manter o toque físico, com carinho, sempre que tiver a oportunidade.
As mãos podem se unir em qualquer momento em que estiverem próximas, os corpos devem estar perto, os olhares devem se cruzar com cumplicidade.
Dar as mãos é importante até mesmo quando precisa dizer algo negativo, desabafar, pedir suporte emocional à pessoa amada.
O motivo dos cientistas
Pesquisas mostram não apenas que o toque regular é uma maneira poderosa de construir sua conexão com alguém, mas também que dar as mãos reduz o estresse.
Segundo James Coan, neurocientista da Universidade da Virgínia, uma parceria comprometida dá ao cérebro a oportunidade de terceirizar alguns de seus trabalhos neurais mais difíceis. Isso basicamente significa que, quando os parceiros seguram nossas mãos, eles também carregam parte de nosso fardo emocional.
Aproveite e veja: Gestos de afeto que valorizam o relacionamento
3. Aceitar que pequenos defeitos sempre vão existir
Quanto mais o tempo passa, mais claro fica a ideia de que pequenos defeitos sempre irão existir nas pessoas. Muitos deles ficam grandes devido à carga emocional que jogamos sobre eles. Outros probleminhas vão se acumulando por falta de diálogo, para não criticar o parceiro por medo de abalar a relação.
O motivo dos cientistas
Em vez de tentar forçar a mudança, a terapia da aceitação incentiva os parceiros a aprender a aceitar as diferenças um do outro. Quando os parceiros se sentem aceitos e compreendidos, eles são mais propensos a mudar voluntariamente, muitas vezes fazendo mais mudanças do que o solicitado. E mesmo que nenhuma mudança ocorra, é provável que a aceitação e a compaixão aproximem o casal.
Veja também: 15 coisas a saber sobre o parceiro após 6 meses de relacionamento
Fonte: O Globo Saúde