Se você tem o grande desejo de ter uma piscina em casa, que não seja daquelas de plástico e desmontáveis, geralmente usada pelas crianças, saiba que não precisa gastar uma fortuna para fazer. O projeto mais caro entre essas opções custou R$ 3.600, lembrando que são piscinas que serão fixas no seu quintal, com uma boa estrutura para aproveitar a longo prazo.
Piscina de fibra usada com acabamento de cimento
Nesse projeto, a estrutura da piscina em si não teve custo porque ela estava sem uso e foi doada. Mas precisou cavar 50 centímetros no quintal para encaixar a piscina, comprar materiais para deixá-la limpa e sem manchas, fazer alguns reparos e o acabamento de cimento ao redor da piscina. Esse projeto custou R$ 1.200. Veja como foi o processo:
Piscina de plástico com acabamento de pallets
Nesse projeto não foi preciso cavar o terreno, então é uma boa para quem tem uma área externa cimentada e não quer abrir buracos. A piscina é redonda, de plástico, com capacidade para 1.600 litros, e a estrutura ao redor foi feita com vários pallets que você pode até conseguir de graça em fábricas.
Piscina com caixa d’água e madeira
Essa estrutura parece complicada de fazer, mas é mais fácil do que parece. Foi usado uma caixa d’água de 1.000 litros, madeiras de pinus, tábuas de pinus, betume, aguarrás e verniz, além das ferramentas necessárias para lidar com madeira. Veja o passo a passo:
Lago artificial
Esse é um projeto bem diferente dos anteriores, perfeito para quem prefere um lago artificial, estilo piscina natural, com direito a peixes na água cristalina, em meio à natureza. Veja, nesse vídeo, o passo a passo de como fazer para projetar, montar e manter essa piscina: