Comer sushi já virou hábito para milhares de brasileiros, mas é uma minoria que sabe preparar. Saber como fazer sushi requer, antes de tudo, conhecimento sobre os ingredientes, corte de peixe e outros cuidados que antecedem a montagem das peças. Se você adora comer sushi e gostaria de aprender a fazer para comer em casa com mais economia, veja a seguir algumas receitas para ir treinando.
Veja também: conheça os principais tipos de sushi e como comer
8 Receitas de sushi para fazer um jantar japonês em casa
Existem muitos tipos de sushi. Se você visitar 10 restaurantes japoneses, certamente vai comer tipos de sushis diferentes em cada um deles. Mas existes os tipos básicos de peças para depois conhecer suas variações. Algumas dessas básicas são hossomaki, temaki, uramaki, nigiri e sashimi. Veja essas e outras receitas para escolher qual vai testar primeiro.
1. Hossomaki de salmão
Esse é um dos mais populares tipos de sushi. O hossomaki tem a alga por fora enrolando o arroz e um recheio no centro que, nesse caso, é de salmão. Se quiser pode usar outros peixes, como atum ou peixe branco, e também pode usar só pepino, kani ou frutas.
Anote o que vai precisar: hossomaki de salmão
2. Uramaki filadélfia
O uramaki é o contrário do hossomaki. Ele tem o arroz por fora e rolado com a alga por dentro, tipo um rocambole. Também tem um recheio no centro que pode variar a gosto. Nesse caso, ele se chama filadélfia porque leva cream cheese. Além disso, é uma receita especial com uma fatia de salmão por cima.
Faça essa versão especial: uramaki filadélfia
3. Temaki de salmão
O temaki é aquele cone de alga com recheio que varia conforme o gosto. Nessa receita é feito com cubinhos de salmão cru temperado com cebolinha e tem também uma camada de arroz. Fica ao estilo uramaki, mas em formato de temaki.
Para um lanche diferente: temaki de salmão
4. Nigiri
O nigiri é aquela peça com uma base de arroz moldada mais compridinha e que tem uma fatia de peixe por cima, qualquer peixe. Também pode fazer com polvo ou camarão. É bem simples, mas claro, requer as habilidades e detalhes que você vai conferir nessa receita.
Confira cada etapa do preparo: nigiri
5. Sashimi
Nesse tipo de sushi não vai arroz nem qualquer outro ingrediente porque é só a lâmina de peixe. Porém, nem por isso é mais fácil de preparar. Você precisa saber cortar o peixe e qual tipo de faca utilizar para ficar um corte bonito e muito macio que quase desmancha na boca.
Veja como fazer: sashimi de peixe e polvo
6. Hot rolls
Para quem não gosta do peixe cru, o hot roll é uma boa pedida. Esse sushi é um tipo de hossomaki empanado e frito, então o peixe do recheio dá uma leve cozinhada, o suficiente para agradar os paladares que ainda estão se acostumando com essas iguarias orientais.
Aprenda as etapas para ser mais prático: hot rolls
7. Rolinho primavera de carne
Na onda dos fritos, tem mais uma opção de sushi quente para servir aos seus convidados. O rolinho primavera (harumaki) é uma massinha frita, bem fina, recheada com legumes refogados ou com carne, como nessa receita que mistura frango e porco. É bem leve e delicioso, deve servir ainda quentinho.
Anote o que vai precisar: rolinho primavera
8. Tempurá de legumes e de camarão
Esse tipo de sushi é outra versão frita. Mas a massa é diferente da versão para rolinho primavera e os recheios também. A massa serve para empanar o camarão inteiro ou legumes em tirinhas e tem vários segredinhos para dar o ponto certo.
Acompanhe os passos: tempurá de camarão e legumes