Menu

Como fazer pastel de feira: receita da massa e opções de recheios

Faça pastéis caseiros irresistíveis com vários sabores e aquela massa clássica que fica sequinha e crocante por fora

Crédito: Pixabay

Publicidade

Pastel de feira é tão bom que ir à feira ou mercadão municipal e não comer um pastel é um pecado contra o pecado da gula. Se você é adepto dessa deliciosa iguaria e gosta de cozinhar, aprenda a como fazer pastel de feira em casa com a receita profissional e várias sugestões de sabores. É uma receita que pode fazer e congelar, seja para ter quando receber visitas ou mesmo se quiser vender e tirar uma renda extra. Veja as sugestões e inspire-se.

Veja também: receitas de coxinha de frango para surpreender o paladar

Massa de pastel de feira profissional

Crédito: Dika da Naka

Para começar, veja como é a receita da massa de pastel de feira profissional, compartilhada do blog Dika da Naka, e descubra que é mais fácil do que imagina, então não tem desculpa para deixar de tentar.

Ingredientes

Farinha de trigo: 400 gramas;
Óleo: 1 colher (sopa);
Vinagre branco: 1 colher (sopa);
Água morna: 200 ml;
Cachaça: 1 colher (sopa);
Sal: 1 colher (chá).

Publicidade

Modo de preparo

  1. Separe uma tigela e coloque nela 300 gramas do trigo, a água morna, o óleo, o vinagre, a cachaça e o sal. Misture muito bem;
  2. Depois, aos poucos, vá adicionando e misturando os outros 100 gramas de trigo que ficaram reservados;
  3. Conforme a massa for ganhando consistência, transfira-a para uma bancada bem limpa e enfarinhada e comece a misturar com as mãos, amassando bem até desgrudar totalmente das mãos;
  4. Faça uma bola e embale em plástico filme. Deixe a massa descansar por uns 10 minutos, depois separe em duas partes, deixando uma embalada para não ressecar;
  5. A parte separada você vai abrir com um rolo até ficar bem fina, mas não deixando ver o outro lado, e vai cortar para então rechear com uma dessas ideias de recheios que vai ver a seguir.

Recheios de pastel

Para aprender como fazer pastel, não basta aprender a massa, embora essa seja a parte mais importante. Também é preciso ter um carta de sabores para escolher, assim você pode fritar um pouco de cada um e se deliciar com todos. Veja as opções mais tradicionais.

1. Recheio de carne moída

O clássico recheio de carne moída é bem simples de fazer. Você vai precisar da carne moída, que pode ser o tipo que quiser, também de cebola, cheiro-verde, sal, azeitonas caldo de carne. Se achar suficiente o sal dos caldos de carne, que são dois, não precisa adicionar mais sal. Veja no vídeo o passo a passo do preparo:

2. Recheio de frango com requeijão

Em segundo lugar, o recheio mais tradicional é frango com requeijão ou com outro queijo cremoso que você prefira. Esse recheio é feito com frango desfiado, tomate, alho, cebola, óleo, caldo de galinha, salsinha, sal, colorau e o requeijão a gosto. É outra opção bem fácil de fazer depois que o frango já está desfiado, confira no vídeo:

3. Molho de camarão

Para quem aprecia os sabores do mar, um pastel de camarão é irresistível, ainda mais quando tem um molho bem temperadinho. Para fazer essa sugestão você vai precisar de camarões limpos, cebola, alho, orégano, pimenta preta e pimenta calabresa, sal, caldo de frango, extrato de tomate, salsinha e coentro, trigo sem fermento e leite de coco. É de dar água na boca, veja no vídeo:

Publicidade

4. Recheio de pizza

Gosta de salgados com sabor de pizza? É uma opção muito fácil de fazer porque nem precisa levar ao fogo, basta fazer uma mistura dos ingredientes bem picadinhos e rechear a massa. Essa receita leva queijo muçarela que derrete bem fácil, presunto, tomate, orégano e, se gostar, cebola ralada que vai deixar o sabor levemente picante. Veja no vídeo como rechear o pastel com essa opção de sabor:

5. Palmito

Por fim, mais um dos clássicos sabores de pastel de feira é o de palmito. Mas é claro que não basta encher a massa com palmito picado, precisa fazer um molho simples para dar mais cor e sabor. Essa receita leva palmito, cebola, alho, tomate, chimichurri, coentro, azeite, colorau, trigo e água. O passo a passo é bem prático, veja no vídeo:

Leave a Reply

Sair da versão mobile