Existem produtos dermatológicos feitos com arnica, pois essa planta é comprovadamente benéfica para tratar dores musculares, nas articulações e reduzir hematomas. Se quiser, você pode separar um cantinho do seu terreno para plantar arnica e depois colher as flores. Com elas, pode fazer o seu próprio óleo ou pomada de arnica.
Como fazer óleo de arnica
O óleo de arnica necessita de algum óleo vegetal para ser preparado, e aí você pode escolher entre opções como óleo de amêndoa doce, de jojoba, de girassol ou azeite extravirgem.
Ingredientes
- Flores secas de arnica: 10 gramas;
- Óleo vegetal: 100 ml.
Modo de preparo e uso
- Coloque os dois ingredientes dentro de um frasco de vidro esterilizado e com tampa.
- Deixe a mistura em infusão por duas semanas antes de usar. Ao longo desse tempo, deixe o frasco em um local que pegue bastante sol, mas envolva o frasco com um pano mais escuro para que a luz seja filtrada.
- Dê uma leve agitada no frasco umas 4 vezes por semana. Passadas as duas semanas, abra o frasco, peneire o óleo e transfira para outro frasco de vidro bem fechado.
- Para usar, basta aplicar um pouco do óleo na área com dor, massageando bem. A aplicação pode ser repetida umas 4 vezes ao dia, conforme necessidade.
Como fazer pomada de arnica
Se preferir usar a pomada, você vai precisar de um ingrediente que dê a consistência de pomada, como cera de abelha ou de carnaúba. Também vai precisar fazer a receita do óleo primeiro. É a partir do óleo que se faz a pomada.
Ingredientes
- Cera: 1 medida para cada 8 medidas de óleo;
- Óleo de arnica: quanto bastar, na proporção da cera.
Modo de preparo e uso
- Em uma panela, coloque as medidas de óleo de arnica e de cera, conforme a quantidade de pomada que pretende preparar.
- Coloque essa panela sobre outra com água para fazer um banho-maria. Leve ao fogo médio/baixo e deixe a cera derreter e se misturar ao óleo.
- Depois é só separar o líquido em potinhos pequenos, de vidro e com tampa, para poder usar.
- A aplicação é feita da mesma forma que o óleo, até 4 vezes ao dia, massageando sobre o local da dor.
Cuidados e contraindicações
- Se armazenar nos frascos de vidros bem fechados e mantiver em local seco e fresco, o óleo e a pomada duram até 1 ano;
- Nunca aplique sobre uma ferida aberta;
- Não deixe que o óleo ou pomada entre em contato com os olhos, pois pode causar irritação;
- Não é recomendado para gestantes e lactantes;
- Nunca ingerir. Se quiser usar essa planta para ingerir, veja como fazer chá de arnica.
Benefícios da arnica para uso tópico
Na hora de plantar ou comprar a arnica, dê preferência para as espécies Arnica montana e Arnica chamissonis, pois elas possuem um anti-inflamatório chamado helenalina. Essa substância é que vai atuar no alívio das dores musculares, dores nas articulações e na cura dos hematomas.
Além da ação anti-inflamatória, a arnica também serve como antisséptico, cicatrizante, tônico, estimulante e analgésico. Seja o óleo ou a pomada, ambos podem ser usados para aliviar as dores no corpo depois de fazer exercícios. Também ajuda pessoas que têm artrite e querem uma opção natural para aliviar o incômodo nas articulações.
Outro benefício, no caso da pomada de arnica, é para tratar a acne, tratando a inflamação e ajudando a cicatrizar a pele. Nesse caso, como a pomada é oleosa, pode não ser a melhor escolha para quem já tem a pele muito oleosa. Converse antes com o dermatologista.
Atenção: as dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. No caso de alguma doença, como artrite, converse com seu médico antes de usar esse remédio natural. Além disso, certifique-se de que não possui alergia a qualquer componente da planta, aplicando uma pequena quantidade em uma área do corpo para observar se tem alguma reação alérgica.