Famoso em todo o mundo, sendo cada cultura com sua receita, o frango frito é unanimidade e acredite, fácil de fazer. Ter a versão perfeita é tudo uma questão de entender o que é necessário e requer somente disciplina para seguir alguns passos simples.
Com versões assadas e fritas, geralmente é consumido acompanhado de outros sabores, como os diversos molhos que combinam bastante. Pode ser feito com diversas partes do frango, mas algumas são mais indicadas.
Veja também: como fazer frango frito na panela de pressão
Dicas para o frango frito perfeito
O primeiro passo para fazer aquela receita maravilhosa é comprar matéria prima de qualidade. Então, procure um frango de boa procedência e capriche na receita!
Saiba qual parte usar
As partes ideais para empanar são o peito do frango e a sobrecoxa desossada. No primeiro caso, é fundamental que se tenha bastante cuidado para não deixar a carne mais seca. Já a sobrecoxa pode não ficar no formato desejado, mas fica perfeita.
Limpe o frango
A primeira coisa a fazer é lavar bem o frango com bastante água e limão. Isso evita aquele sabor forte que pode ficar, quando mal temperado. Depois disso, deixe em uma peneira para secar, para que ele não fique com tanto líquido.
Tempere
Prepare o tempero a seu gosto, sempre lembrando de colocar um pouquinho mais de sal, já que a próxima etapa pode dessalgar um pouco. Use seus condimentos favoritos, incluindo ervas secas ou frescas, pimenta-do-reino ou outra de sua preferência. Um toque de mostarda deixa ainda melhor.
Use leite
Para deixar o frango macio e suculento, vale a pena usar esse pulo do gato. Assim que terminar de temperar, que tal deixá-lo ainda mais macio? Para isso, coloque o frango em um pouco de leite também temperado e deixe de molho por pelo menos 1 hora.
Escorra e empane
Escorra novamente o frango, deixe pingar o excesso e parta para a ação. Para empanar, você deve passar pelo ovo batido, depois pela farinha de trigo e, por fim, pela de rosca. Ao colocar na farinha de trigo, passe rapidamente. Já com a de rosca, pode pressionar um pouco para firmar.
Tempere a farinha
A farinha de rosca não é a única opção para deixar seu frango mais crocante. Que tal misturar farinha de rosca e queijo ralado? Farinha de mandioca também fica perfeita e até a farinha de trigo pura serve para quebrar o galho. Cereal picado sem açúcar, panko e flocão de milho também funcionam.
Preste atenção à temperatura do óleo
Para fritar, atenção à quantidade de óleo, que deve estar cobrindo o frango e passando cerca de um dedo. Se o óleo estiver quente demais, irá queimar por fora e ficar cru por dentro. Porém, se estiver frio, vai encharcar o frango de gordura. Então, coloque um palito de fósforo no óleo, quando acender, diminua o fogo e frite.
Seque o frango
Depois de fritar, retire com uma escumadeira e deixe que escorra um pouco nela. Transfira para um saco de pão ou bandeja com papel toalha e deixe que absorva o óleo. Retire e coloque em um novo papel, eliminando-o na hora de servir. Sirva imediatamente, com seu molho de preferência ou durante a refeição.
Veja também: como tirar (e evitar) cheiro de fritura em casa