Jogar o óleo de cozinha usado pelo ralo da pia é prejudicar o meio ambiente e a rede de esgoto, mesmo que seja só um pouquinho.
Mas, ainda tem muita gente que faz isso porque acha trabalhoso armazenar o óleo em outro recipiente e fazer o descarte correto.
Se você ainda não faz isso porque não sabe como, chegou a hora de aprender e ajudar a proteger o meio ambiente. Esse cuidado é essencial para a sua vida e das próximas gerações da sua família.
Veja também: Descarga vazando: possíveis causas e como resolver
Por que não devemos jogar o óleo de cozinha usado pelo ralo?
“Nunca se deve jogar o óleo de cozinha na pia. Isso causa inúmeros impactos ambientais para o tratamento correto do esgoto e mais impacto ainda caso este esgoto não siga para uma estação de tratamento”, disse Roseli Ferrari, pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, em entrevista para o UOL Ecoa.
O óleo causa o entupimento dos canos das casas e prédios e também prejudica o escoamento para as estações de tratamento, o que pode levar ao refluxo do esgoto.
Isso gera custos de manutenção e torna necessário o uso de químicos poluentes para desobstruir o encanamento.
Quando atinge os cursos d’água, o estrago é ainda maior. Sendo menos denso, ele se acumula na superfície da água e diminui a oxigenação, a entrada da luz e pode se alojar na superfície de organismos vivos como aves e peixes, causando danos que podem ser fatais.
Veja também: Misture vinagre no detergente para ter a louça mais limpa
Como descartar o óleo usado?
Depois de usar o óleo e deixá-lo esfriar na panela, a sobra deve ser armazenada em um recipiente como uma garrafa PET, que precisa ficar fechado e guardado em um lugar seguro, longe de crianças e animais e da exposição a fontes de calor.
O próximo passo é encontrar o ponto de entrega mais próximo da sua casa, que geralmente fica em um supermercado, em escolas, condomínios, estabelecimentos comerciais, parques, hospitais e igrejas.
Existem várias cooperativas no Brasil que realizam a reciclagem do óleo de cozinha. Uma delas é o programa Óleo Sustentável, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para promover a coleta e a reciclagem do resíduo.
Pelo site, é possível inserir o CEP e encontrar o ponto de entrega mais próximo. O programa incentiva a adesão dos comércios e outros estabelecimentos, enfatizando que ela é gratuita, sem custos para a aquisição do coletor, transporte e destinação do produto e que a instalação atrai novos clientes. Ajude a proteger o meio ambiente e a qualidade de vida. Faça a sua parte!
Veja também: Como tirar (e evitar) cheiro de fritura em casa
Fonte: Ecoa