É muito fácil encontrar nabo nas feiras e tão fácil quanto é utilizá-lo em diferentes receitas. Quando consumido cru, seu sabor é mais forte, um pouco amargo, mas ao cozinhar fica mais suave. Então, veja como fazer nabo em todas as suas formas e aproveite que ele possui poucas calorias para inseri-lo na sua rotina alimentar.
16 Formas de fazer nabo
Com aparência que lembra a beterraba, pode-se encontrar o roxo, rosado, verde ou branco. Escolha seu preferido e veja agora sugestões de preparo para o nabo combinado com outros vegetais para servir como acompanhamento ou prato principal. É só clicar no nome da sua receita favorita e ir direto ao passo a passo.
1. Sopa
A primeira receita é para aquecer as noites frias. Uma sopa leve e muito nutritiva, que além do nabo leva batata, cenoura, alho-poró, feijão manteiga e temperos. Depois de tudo bem cozido, é só bater no liquidificador, aquecer mais um pouco e servir.
2. Salada
Outra forma ainda mais prática e também muito saudável é comê-lo na salada. Essa sugestão leva cenoura ralada, coentro picado e suco de limão com sal para temperar. Perfeita para qualquer refeição do dia.
3. Em conserva
Inclusive para a receita anterior pode-se usar o nabo em conserva. Essa sugestão fica ainda mais gostosa por causa do tempero que fica em contato com o nabo por alguns dias. Com sal, açúcar, vinagre e pimenta, é uma delícia para que aprecia sabor agridoce.
4. Ao forno
Nabo assado lembra batata, então é uma boa opção para acompanhar uma carne ensopada, assada ou de panela no almoço. Essa receita é muito simples de fazer. Só precisa corta-lo em cubinhos, colocar em uma forma, temperar a gosto e levar ao forno.
5. Frito
Para o final de semana, quando você se permite ingerir umas calorias a mais, o nabo frito vira um delicioso petisco. Não precisa empanar, apenas cortá-lo no formato que desejar e fritar em óleo bem quente.
6. Espaguete
O nabo é um dos vegetais com que se pode fazer um espaguete falso, assim como a cenoura e a abobrinha. É uma maneira diferente de apresentação, resultando em um prato mais leve para servir com molho de mostarda ou outro que desejar.
7. Gratinado
Nessa receita os nabos são cortados em rodelas. Por cima é colocado um molho bechamel feito com manteiga, leite, farinha, sal e noz-moscada. Por cima coloca-se uma generosa camada do queijo que você mais gostar e o forno faz o restante o trabalho até que a superfície do prato esteja dourada.
8. Purê
Para acompanhar saladas, refogados e carnes, esse purê de nabo é especial. A receita leva também batatas, margarina, iogurte grego para dar mais cremosidade e sal com pimenta para temperar. Fácil, prático e delicioso.
9. Refogado com frango e macarrão
Adicionar carnes aos pratos com nabo também funciona muito bem e, assim, você já tem uma refeição completa. Essa receita é feita com macarrão tagliatelle, cebola, alho, óleo, sálvia, couve chinesa, salsa, noz-moscada, creme fraiche, sal, pimenta e, claro, os peitos de frango e o nabo.
10. Carne ensopada
Esse é um prato simples para os almoços do dia a dia. Faz-se a carne refogada em alho, cebola e outros temperos, depois deixa ela cozinhar até amolecer. Quando estiver quase no ponto, os nabos cortados vão para a panela para cozinharem também. Pode colocar na mesa com arroz e salada fresca.
11. Creme de nabo
Para uma receita mais leve como a sopa, mas ainda mais fácil de comer, veja como fazer esse delicioso creme. A receita leva batatas, alho-poró, cebola, alho comum, couve-flor, manteiga, mel, água, limão, coentros, sal e creme de leite para dar o toque especial.
12. Salada oriental com cenoura
Quem gosta de ir aos restaurantes de sushi, sabe que a saladinha de nabo, o Daikon no Namasu, sempre acompanha os combinados. Se você quiser fazer em casa, vai precisar de nabo japonês, cenoura, sal, vinagre de arroz, mirin, que é um condimento da culinária japonesa, e açúcar.
13. Refogado com repolho roxo
Para uma salada quente, que serve como acompanhamento de muitos menus, a junção de repolho com nabo fica muito leve e saborosa. Além dos dois vegetais, a receita leva sementes de mostarda, manteiga, azeite de oliva, vinagre de maçã, caldo de frango e sal.
14. Refogado de folhas
Se costuma fazê-lo usando somente a parte branca ou roxa, saiba que as folhas também podem ser consumidas e são muito saudáveis. Para essa receita você deve usar folhas frescas, de uma feira orgânica de preferência, óleo, cebola, sal e pimenta. É simples, prático e ótima opção para um prato cheio de nutrientes.
15. Sopa de feijão
Essa é uma sopa de caldo mais grosso, mas não chega a ser um creme, pois leva ingredientes inteiros. Está mais para uma feijoada bem encorpada e fica deliciosa para um almoço de inverno. Você vai precisar de feijão vermelho cozido, cenouras, abobrinha, cebola, batatinha, folhas de nabo, sal e azeite.
16. Purê com cenoura e peixe
Você já viu uma receita mais tradicional de purê, mas essa é diferente porque leva peixe. É ideal para quando sobra um peixe assado e você quer reaproveitar. Basta misturar o peixe desfiado com outros vegetais cozidos e amassados. A sugestão dessa receita usa cenoura, alho, cebola, brócolis, couve-flor, tomilho e suco de limão.
Veja também: Raízes comestíveis