A escolha de lindos vasos e cachepôs para as plantas faz parte do processo de decoração. Mas e se você substituísse os vasos e cachepôs por esferas de musgo? O resultado fica bem diferente, moderno e com um visual sofisticado. Aprenda a como fazer kokedama, uma técnica japonesa antiga, especialmente usada para plantas de interior, que leva camadas de musgo e de terra na composição da esfera onde a planta será plantada.
Veja também: como fazer um jardim pequeno parecer maior
Como fazer kokedama: materiais necessários
O processo de como fazer kokedama é feito em diferentes etapas. Primeiro você vai embrulhar a mudinha e uma camada de esfagno molhado, depois em uma camada de terra molhada e, por fim, em uma camada de musgo umedecido. Veja o que vai precisar para esse processo.
Materiais
- Musgo esfagno;
- Água;
- Substrato comum para plantio;
- Húmus de minhoca;
- Musgo verde;
- Linha de algodão;
- Corda de sisal ou fio de náilon.
Modo de fazer
Antes de tirar a muda de planta da terra para colocá-la na sua esfera de musgo, é preciso preparar os musgos e a terra, que devem estar úmidos para serem moldados. Veja todo o passo a passo desse processo no vídeo abaixo, do canal Vida no Jardim:
Como regar uma kokedama?
Quando você termina de fazer sua kokedama, ela está bem molhada e por isso fica mais pesada. Com o passar dos dias, vai ficando mais leve e seca, então é preciso regar.
A rega é feita mergulhando a kokedama por completo em uma bacia com água. Pode até deixar um pouco das folhas da planta imergirem junto, não faz mal.
Mantenha a kokedama mergulhada até acabarem as borbulhas, pois é o ar que está saindo do interior e dando espaço para água. Leva mais ou menos uns 3 a 4 minutos.
Depois de molhar bem a esfera, retire-a a água e espere um pouco para escorrer o excesso. Não precisa apertar. Então, é só colocar no lugar de novo, e com o passar dos dias ir borrifando mais água para manter a hidratação da mistura de musgo com terra.
Ideias de decoração com kokedama
Agora que já sabe o passo a passo de como fazer kokedama, veja ideias lindas de como incluir essas esferas na decoração da casa, seja sobre os móveis ou suspensas em fios de náilon.
A planta parece flutuar, mas está pendurada por um fio de náilon
Nesse nicho também são os fios de náilon quase transparentes que mantêm a planta suspensa
É possível fazer kokedama com suculentas
Esse efeito de esferas flutuantes é incrível
Imagina tomar um café com essa decoração?
Que delicados esses trevos plantados na kokedama e apoiados na xícara
Uma forma ainda mais natural de complementar a decoração com plantas
Conjunto de nichos com kokedamas penduradas
Solução para quem quer plantas no quarto, mas não tem espaço na mesinha ou no chão
Crédito das imagens: Casa Vogue e Tua Casa