Como fazer jardim de inverno
Crédito: Freepik

Como fazer jardim de inverno e 13+ inspirações para ambientes pequenos

O jardim de inverno complementa a decoração, refresca e pode ser um novo espaço de descanso, mesmo se for pequeno

Publicidade

O jardim de inverno é um espaço reservado dentro da sua casa para montar um minijardim, com direito a plantas de pequeno e médio porte, às vezes até uma árvore maior, caso o espaço tenha um pé-direito duplo ou tenha o teto aberto. Esse ambiente pode servir apenas para admiração e decoração, como também pode ser um cantinho de leitura ou de descanso, com alguns móveis.

Quem aderiu à moda de cultivo de muitas plantas em casa, criando as famosas urban jungle, praticamente já tem um jardim de inverno. A ideia é bem parecida, mas no caso do jardim de inverno você cria um cantinho próprio, com várias plantas reunidas nesse espaço, ao invés de manter as plantas todas espalhadas pela casa.

Defina o local do seu jardim de inverno

O primeiro passo é escolher onde você vai montar o seu jardim de inverno. Muitas pessoas escolhem aquele cantinho que parece faltar alguma coisa, como embaixo de uma escada, por exemplo.

Na hora de escolher o espaço, pense no restante da decoração do ambiente, se vai combinar colocar várias plantas ali. Lembre-se também que, por causa das plantas, aquele cômodo poderá ficar mais fresco e úmido.

Publicidade

Escolher o local antes de escolher as plantas é essencial para definir a quantidade de plantas a comprar, e quais as espécies, dependendo da luminosidade que bate naquele canto da casa e do calor que faz quando o sol bate naquela parede.

O que considerar na hora de escolher as plantas

O jardim de inverno deve ser agradável de observar, complementar a decoração do ambiente e ser prático de manter. Lembre-se que as plantas precisam de cuidados, então você deve levar isso em consideração na hora de escolher as espécies. Veja o que mais considerar:

  • Escolha plantas com portes variados, pequenas, médias e grandes, para deixar o visual mais dinâmico e com profundidade, como um jardim natural;
  • Escolha as espécies com base no ambiente em que vão ficar: se pega sol, meia sombra ou se tem apenas sombra;
  • O tamanho e a quantidade das espécies deve ser proporcional ao tamanho do espaço onde você quer montar seu jardim, para não ficar muito apertado ou com visual bagunçado;
  • Considere os cuidados necessários de rega e adubação de cada planta de acordo com o tempo que você tem para cuidar delas durante o mês.

Veja abaixo algumas espécies de plantas para escolher e clique no link para saber como são os cuidados de cada uma delas:

Não precisa plantar no chão de verdade

Quando uma casa é construída ou reformada, e o projeto inclui um jardim de inverno, tem gente que escolhe plantar no chão mesmo, sem que ali seja colocado piso, para poder aproveitar a terra.

Publicidade

Mas isso deve ser feito com a orientação de um arquiteto para não comprometer a estrutura da casa, já que as plantas grandes enraízam profundamente.

O seu jardim de inverno, na sua casa ou apartamento, pode ser composto só com plantas em vasos e floreiras, colocados sobre o piso, nas paredes ou pendurados no teto.

Quando você vê fotos de jardins de inverno onde parece que o piso é de cascalhos e pedrinhas, pode ser só uma decoração colocada por cima do piso de cimento ou azulejo, protegido com uma lona. Essa decoração nunca é regada.

Publicidade

Modelos de jardim de inverno + dicas para montar o seu

Quando tiver escolhido o local para o seu jardim de inverno e tiver decidido quais plantas vai querer cultivar, é hora de pensar em como as plantas serão distribuídas no ambiente e na decoração que vai querer fazer.

Então, defina se vai mudar a cor das paredes, prepare os furos nas paredes e no teto para as plantas que serão penduradas, decida se vai pôr algum móvel, uma fonte de água e outros objetos decorativos. A montagem em si é feita por último, depois desse planejamento. Veja essas ideias.

1. A lateral da casa foi fechada com teto transparente e virou uma sala de estar

2. Esse fosso foi fechado com portas de vidro e um jardim de inverno com iluminação filtrada

3. Se tiver um espacinho no hall de entrada de casa, já serve. Essa parede pode ser feita com papel-adesivo ou placas de PVC para parede

4. Encher o piso de pedrinhas cria uma ambientação bem legal para trazer um visual e jardim

5. Madeira e pedras combinam perfeitamente. Aproveite as paredes para colocar prateleiras

6. Você pode pegar um móvel grande e criar o seu jardim em um espaço alternativo, se não tiver um cantinho sobrando

7. Você pode preferir plantas grandes e menos quantidade, do que várias pequenas

8. Um jardim de inverno minimalista em uma parede de pedras

9. Jardim de cactos em vasos e chão de pedrinhas

10. A sua sacada pode virar o seu jardim de inverno

11. No piso com azulejos foi feito um revestimento para receber pedras, uma fonte e espécies pequenas que gostam de umidade

 

12. Até na lateral da sua garagem, se tiver entrada de luz, dá para deixar mais gostoso e fresco

13. Aproveite as paredes se não tiver espaço no piso. Aproveite as plantas pendentes para criar volume

Crédito das imagens: Reprodução

Veja também: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM