Menu

Como fazer incenso natural em casa e aproveitar seus benefícios

Você quer trazer mais saúde ou espantar as más energias? Veja as plantas certas e como fazer

Crédito: Freepik

Publicidade

Você sabia que tem como fazer incenso na sua casa? Feito sem resinas, somente com as folhas, ele é muito mais saudável e aromático. Mas, para funcionar, deve ser feito da forma correta. Veja como preparar corretamente e quais são as plantas ideias para usar.

Como fazer incenso em casa

Crédito: Blog Plantei

Muito mais fácil do que você imagina, fazer seu próprio incenso tem diversas vantagens. Primeiro de tudo, se você cultivar suas próprias plantas, o custo é quase zero. Além disso, você aproveita melhor as propriedades naturais de cada uma, tendo um aroma mais fiel. E a melhor parte certamente é o processo artesanal, que pode se tornar seu novo hobbie ou até profissão!

Para preparar, siga os seguintes passos:

  1. Colha as folhas que irá usar, escolhendo um dia seco e com bastante sol. Se pegar quando estiverem úmidas, há maiores chances de mofar e perder todo o trabalho;
  2. Corte no caule, não tão perto da raiz;
  3. Limpe e termine de secar as folhas com um pano macio;
  4. Amarre alguns ramos ou folhas juntos com um barbante de algodão, apertando bem. Quanto mais apertado estiver, mais tempo leva a queima;
  5. Escolha somente as folhas saudáveis. Se tiver alguma manchada ou doente, elimine;
  6. Deixe secar por algumas semanas para poder queimar. Para isso, pegue os incensos e pendure em um local seco e com boa circulação de ar;
  7. Quando já estiverem prontos para uso, pode guardar em uma caixa de papelão até a hora de usar.

Para fazer a queima, basta acender a pontinha do incenso e segurar por 2 minutos, até que o fogo se firme. Então, basta soprar cuidadosamente para apagar a chama, deixando somente as pontinhas incandescentes. Coloque sobre um porta-incenso e aproveite!

Melhores plantas para incenso

Para ter ótimos resultados, escolha as plantas certas e que você goste do aroma. Veja quais são as melhores opções e para que serve cada uma.

Publicidade

Alfazema

A alfazema é uma delícia e deixa a casa super cheirosa, além de limpar as energias do local. Ela acalma, reduz a ansiedade, ajuda no alívio de dores e deixa o ambiente mais agradável. Apesar de acalmar, traz uma maior tenacidade, ajudando a realizar as tarefas do dia a dia.

Alecrim

O alecrim é indicado para quem precisa se concentrar mais e trabalhar a memória, melhorando o aprendizado e também a produtividade. Além disso, ajuda a manter o foco durante uma tarefa importante, sendo perfeito para quem trabalha em casa.

Hortelã

Super fácil de encontrar, dá para plantar facilmente hortelã em casa. Seu incenso natural tem propriedades revigorantes, dando energia e disposição para o dia a dia. Ajuda também a manter o foco e a calma durante o trabalho ou estudo.

Erva-cidreira

Sim, ela dá um chá maravilhoso, e já viu como é aromática? A erva-cidreira é perfeita para quem sofre com insônia, mas nada de deixar incenso aceso durante o sono, ok? Ela também ajuda a tratar a depressão e reduz o estresse.

Publicidade

Eucalipto

Muito conhecido como um ótimo remédio natural, as folhas do eucalipto podem dar origem a um incenso muito requisitado. Isso porque mantém o ambiente limpo, não apenas quanto ao intangível, mas também vírus e bactérias. O eucalipto mantém o ar puro, reduzindo as chances de propagação de doenças.

Qual foi a melhor planta para você e sua família? Se conhecer alguma outra planta para fazer incenso natural, compartilhe nos comentários!

Sair da versão mobile