Menu

Como fazer garrafada para reumatismo

Saiba o que é reumatismo, veja a receita passo a passo, os cuidados e contraindicações

Crédito: Freepik

Publicidade

Preparar garrafadas faz parte da cultura popular brasileira e de várias partes do mundo. A garrafada é uma mistura de plantas com propriedades medicinais e vinho ou aguardente. Também pode conter algum ingrediente de origem animal ou mineral e, depois de pronta, é ingerida, aos poucos.

Na medicina popular, existem várias receitas de garrafada para tratar diferentes enfermidades, e hoje você vai aprender a preparar uma garrafada para reumatismo. Mas, antes, é importante saber um pouco mais sobre o que é esse grupo de doenças.

O que é reumatismo?

Reumatismo é o nome que se dá a um grupo de mais de 100 doenças. Elas atingem os músculos, as articulações e os ossos. Há aquelas que também atacam o coração, os rins e o sangue.

Apesar de ser mais comum em idosos, jovens e até mesmo crianças podem receber esse diagnóstico. Atualmente, porém, a palavra “reumatismo” não é mais utilizada por médicos. O termo correto é “doença reumatológica”, e dentro do grupo reumatismo existem variadas doenças, tais como:

Publicidade

Causas, sintomas e tratamentos

As principais causas das doenças reumatológicas são má postura, sobrecarga de pesos nos exercícios ou atividades cotidianas, além do avanço da idade.

Entre os sintomas mais comuns estão dores nas juntas e nas articulações, falta de força muscular, dificuldade de realizar movimentos, inchaço nos membros e inflamação.

A maioria das doenças reumatológicas ainda não têm cura. Os tratamentos visam aliviar as dores causadas pelo reumatismo, e podem ser feitos com analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, prática leve de exercícios e, também, com a garrafada, depois que o médico der o diagnóstico e disser que pode tomar.

Receita de garrafada para reumatismo

Essa garrafada é feita com um conjunto de plantas que ajudam a aliviar as dores e a inflamação causadas pela doença reumatológica. Não serve para curar, e o paciente precisa seguir as outras orientações do médico, como os cuidados diários com a alimentação e a saúde, para ver bons resultados.

Publicidade

Ingredientes

  • Canela de velho: 1 colher de sopa;
  • Unha de gato: 1 colher de sopa;
  • Ipê roxo: 1 colher de sopa;
  • Semente da sucupira: 3 unidades (quebradas);
  • Bardana: 1 colher de sopa;
  • Semente de jucá: 3 unidades (quebradas);
  • Taiuia: 1 colher de sopa;
  • Vinho branco seco: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Pegue uma garrafa de vidro com 1,5 ou 2 litros e esterilize;
  2. Depois, vá colocando todas as ervas e sementes dentro da garrafa;
  3. Complete com o vinho branco e feche muito bem;
  4. Deixe a garrafa bem fechada, guardada em um local seguro, protegido da umidade e da luz, por um período mínimo de 10 dias e máximo de 2 meses;
  5. O tratamento é feito tomando 3 tampinhas por dia. Use a tampa da garrafa como medida e tome 1 tampinha de manhã, outra à tarde e mais uma à noite .

Atenção – cuidados e contraindicações

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Antes de consumir uma garrafada, certifique-se da procedência dos ingredientes e de que não possui qualquer contraindicação relacionada à sua condição de saúde.

Por causa do vinho, a garrafada é contraindicada para gestantes, lactantes, pessoas com problema de fígado, gastrite e alcoólatras. Se não quiser usar só vinho, misture um pouco de água. Se não puder usar bebida alcoólica, use suco natural de uva.

Prefira comprar as ervas e sementes da garrafada em uma loja de produtos naturais, farmácia ou drogaria, para garantir que irá usar a espécie certa da planta.

Publicidade

Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente do mencionado. Se perceber qualquer reação adversa depois de consumir, pare de usar a garrafada e, se necessário, consulte seu médico.

O tempo de tratamento é variável de acordo com o tipo de reumatismo, as condições de saúde do paciente e a ração do organismo ao tratamento. Por isso, é recomendado visitar seu médico depois de um mês de tratamento para fazer novos exames e saber se deve continuar usando.

Sair da versão mobile