De modo geral, as plantas necessitam de temperaturas médias para se desenvolverem, ou seja, nem muito frio e nem muito quente. Por isso, quem mora em regiões de climas extremos e deseja cultivar horta ou plantas ornamentais, é recomendado que tenha uma estufa.
Para que serve uma estufa?
A função da estufa é você poder controlar a temperatura dentro dela ao invés de deixar as plantas expostas à temperatura natural do ambiente, que pode ser extrema, tanto para o frio quanto para o calor.
É por isso que os produtores de plantas que vão para floriculturas usam enormes estufas no cultivo, pois assim não precisam adaptar as plantações de acordo com o clima que faz lá fora ao longo do ano.
Essa é uma vantagem, inclusive, para as plantas que gostam de um dos climas extremos, mas não do outro. Um exemplo é a tulipa que se desenvolve muito bem no inverno europeu, mas não no calor do Rio de Janeiro. Então, no verão a estufa com clima controlado é perfeita para ela.
Escolha do local no terreno
A estufa pode ser construída no seu jardim, em um espaço só dela ou acoplada à casa, aproveitando a varanda, por exemplo. O importante é escolher um local onde pegue bastante sol. Estando no Brasil, precisa que a estufa fique virada para o Norte.
Se por acaso no seu jardim não pega sol durante o dia inteiro, escolha um espaço que pegue o sol da manhã, que é importante para as plantas se aquecerem logo no início do dia e crescerem melhor. Fique de olho com as árvores que possam fazer sombra na estufa. No verão podem não fazer diferença, mas no inverno aquela sombra vai atrapalhar.
Além da preocupação com a luz do sol, a estufa vai precisar de energia elétrica, de água e de uma inclinação levemente elevada para evitar encharcamento do solo nas épocas chuvosas, caso seja uma estrutura grande e fixa.
Nesse caso, uma dica para economizar, se for possível, é construir a estufa perto da sua casa. Assim vai ser mais fácil puxar os fios de energia e usar as calhas para coletar água da chuva e usar nas regas.
Como fazer uma estufa fixa, simples e média
Esse modelo você pode fazer facilmente no seu quintal, com poucos materiais e é um tamanho médio para uma horta que abastece uma família pequena, complementando a alimentação. Adapte conforme o tamanho do seu espaço e necessidade de consumo. Nesse projeto foram usados canos de PVC, ripas de madeira, tábuas de pinus, abraçadeiras de metal, parafusos e plástico para estufa. Veja o passo a passo:
Como fazer uma estufa para sementeira simples e pequena
Se você quiser que as suas sementes germinem mais rápido, pode fazer uma estufa pequena, mais simples, sem ter que ligar energia elétrica ou água. Nesse projeto você vai usar materiais como caixas de isopor, arames, ripas e tela para estufa agrícola ou plástico. Veja no vídeo o passo a passo:
Como fazer uma estufa portátil
Se você não tiver a insolação ideal em um só lugar do seu quintal, ou se já tiver suas plantações em locais espalhados, pode fazer uma estufa portátil. Essa estrutura serve para você colocar por cima da plantação, e aí pode ir trocando de um lugar para o outro, onde suas plantas estiverem. É um projeto fácil de montar, é leve e resistente, e dá para escolher o tamanho. Veja todos os detalhes no vídeo: