Menu

Como fazer o desmame do seu filho sem estresse

O desmame causa sofrimento e insegurança em muitas mães, mas é necessário, pois faz parte do crescimento do bebê

Crédito: Freepik

Publicidade

O desmame é quando se interrompe o aleitamento materno exclusivo, que costuma ocorrer aos 6 meses de vida do bebê. Pode ocorrer antes, no caso de a mãe ter um motivo de força maior para deixar de amamentar exclusivamente.

Mas, de modo geral, ocorre aos 6 meses, no momento em que a criança deve começar a introdução alimentar para conhecer os aromas, sabores e texturas dos alimentos. Não significa que a amamentação deva terminar, apenas reduzir em quantidade e frequência.

A importância do leite materno para a saúde do bebê

Tipos de desmame

A verdade é que não existe apenas um jeito, considerado certo, para fazer o desmame. Isso porque esse momento vai ocorrer por diferentes motivos com cada mãe e bebê.

Publicidade

Em alguns casos pode ser naturalmente, em outros porque a mãe ficou doente e precisa tomar medicamentos fortes ou tem que voltar a trabalhar fora.

Então, cada mãe deve pedir a orientação do seu pediatra para adotar a melhor estratégia, que pode ser:

Desmame gradual

Esse desmame ocorre trocando mamadas por alimentos (se o bebê tiver mais de 6 meses), diminuindo a oferta do seio materno, principalmente durante o dia.

Algumas mães preferem manter o aleitamento noturno por mais tempo, mas isso não é uma regra.

Publicidade

A ideia aqui é que o processo seja tranquilo tanto para o bebê quanto para a mãe, que vai se preparando psicologicamente para o momento de desmamar 100%.

Desmame abrupto

Esse tipo ocorre substituindo totalmente o aleitamento materno por mamadeira e/ou alimentos, dependendo da idade da criança. Substituir totalmente significa parar com o aleitamento materno de um dia para o outro.

É importante conversar primeiro com o pediatra, pois pode ser necessário que a mãe tome medicação para secar o leite. Algumas mães podem preferir tirar o leite com a bombinha para doar, mas isso vai manter a produção de leite, então, pode não ser a melhor ideia.

Publicidade

Veja também: Como usar a bombinha de tirar leite manual e elétrica

Mais dicas para um processo tranquilo

Não compare o processo de outras mães com o seu. Faça o desmame conforme as suas necessidades e do seu bebê.

Mesmo depois do desmame, se você continuar com aleitamento parcial, ficará sem menstruar. Apenas quando seu corpo parar de produzir leite, seu ciclo vai voltando ao normal.

Publicidade

Fale com o pediatra sobre a introdução alimentar para que não faltem nutrientes quando seu bebê reduzir ou interromper o consumo de leite materno.

Você e seu bebê precisarão se acostumar. Tenha paciência e esteja por perto para oferecer e receber amor ao seu bebê, mesmo sem amamentá-lo.

Lembre-se que o desmame pode ser doloroso, mas é apenas uma entre tantas fases que você ainda vai vivenciar com seu filho. Procure aprender alguma coisa com cada parte do processo e não tenha medo de perder o vínculo com seu bebê, pois não vai acontecer.

Publicidade

Veja também: Culpa materna: como lidar com a culpa que as mães sentem?

Sair da versão mobile