como fazer cerveja artesanal
Crédito: Flickr

Como fazer cerveja artesanal: comece sua produção em casa

Com os materiais corretos e muito testes, ficará cada vez mais fácil produzir a sua cerveja artesanal caseira.

Publicidade

Fazer cerveja em casa virou um hobby para os amantes da bebida. O que antes era um processo desconhecido, de posse das indústrias, agora é acessível e possível de fazer em um espaço reduzido. O que não faltam são cursos de mestre cervejeiro abrindo vagas por todo o país.

A cerveja artesanal ganha cada vez mais espaço no mercado porque oferece qualidade diferenciada, com sabores acentuados e tem muito mais valor agregado. Tanto que diversos pequenos produtores estão iniciando o próprio negócio no ramo.

Se você é curioso sobre o tema, hoje verá como fazer cerveja em casa e tudo o que vai precisar para começar a sua produção artesanal da maneira recomendada para iniciantes, em pequena escala.

Como fazer cerveja em casa?

Para fazer sua cerveja artesanal pode comprar um kit pronto ou usar utensílios que já tem em casa junto com outros instrumentos comprados separadamente.

Publicidade

Você verá aqui como fazer uma cerveja Ale (de alta fermentação) de um modo já popularizado, embora não seja o único. O processo é demorado e requer conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento dos materiais utilizados, que não iremos detalhar aqui. Primeiro veja o passo a passo e depois anote a lista de materiais.

Ingredientes

  • Fermento de alta fermentação cepa S-04 sachê (preparado conforme instruções da embalagem: 11,5 quilos;
  • Lúpulo Spalt Select 5,4% ácido alfa: 24 gramas;
  • Malte Château Pilsen: 5 quilos;
  • Água para adicionar o malte: 18 litros;
  • Água para o extrato residual: 20 litros.

Etapa da preparação

1. Comece moendo os 5 quilos de malte no moinho (de disco ou de rolo recartilhado). A dica é abrir o grão de malte para expor o amido sem danificar a casca do malte, pois se ele for triturada vai prejudicar a filtração do mosto.

2. Pese 24 gramas de lúpulo.

3. Aqueça 18 litros de água em uma panela de inox ou alumínio até atingir 68 graus.

4. Em outra panela, aqueça os outros 20 litros e água até atingir 76 graus.

Publicidade

Mosturação

1. Adicione lentamente o malte moído na panela com 18 litros de água, assim que chegar aos 68 graus. Vá mexendo com uma colher de polietileno para não formar grumos. Quando terminar de colocar a temperatura deverá ter baixado para 65 graus.

2. Deixe a mistura descansando por 80 minutos com a panela tampada. Continue observando a temperatura. Se baixar para 63 graus aqueça mais um pouco até volte para 65 ou 66 graus.

3. Sempre que precisar reaquecer também deverá mexer para saber exatamente em qual temperatura está. Assim que voltar para a adequada, desligue o fogo.

Publicidade

4. Um pouco antes de chegar aos 80 minutos faça o teste do iodo. Molhe a colher de polietileno na mistura e deixe pingar em um azulejo branco ou prato de porcelana branco. Logo em seguida, pingue 1 gota de iodo 2% em cima. Se ficar amarelo ouro, assim que terminarem os 80 minutos passe para a próxima etapa, aquecendo o mosto (essa mistura feita) até atingir 76 graus.

5. Porém, se ao colocar o iodo e apresentar uma coloração roxa ou diferente do amarelo ouro, deixe mais alguns minutos a 65 graus.

6. Considerando que atingiu a cor esperada aos 80 minutos, ligue o fogo novamente e deixe o mosto chegar a 76 graus durante 5 minutos, mexendo com a colher. A temperatura deverá subir gradativamente, não de uma vez.

Publicidade

7. Se neste momento perceber que ainda existe a cor roxa, precisará interromper o processo e recomeçar, pois pode ter havido falha na moagem ou erro na temperatura.

8. Dando tudo certo, assim que o mosto chegar aos 76 graus deixe descansar por 10 minutos com a panela tampada.

Filtração

1. Agora você irá passar a mistura de malte com água (mostagem) por um saco branco duplo, esterilizado com água quente (sacos de açúcar usados para fazer pano de prato).

Publicidade

2. Poderá também utilizar uma panela de fundo falso, colocando água a 76 graus no fundo da panela até começar a sair pelos furos do fundo falso. Se usar esse método filtre inicialmente o primeiro mosto com volume de mais ou menos 11-13 litros e densidade de mais ou menos 1.066 – 16, 14° Plato.

3. Faça cortes em forma de “pizza xadrez” para facilitar a saída do açúcar residual que fica no bolo do bagaço.

4. Adicione os 10 primeiro litros (dos 20) a 76 graus. Faça o procedimento conforme o manual da sua panela de filtração. Esses 10 litros filtrados serão misturados serão misturados com o mosto primário filtrado.

Publicidade

5. Faça o mesmo com os outros 10 litros restantes da panela de 20 litros, adicionando ao restante do mosto filtrado.

6. Se for utilizar o saco branco, depois que filtrar o primeiro mosto deverá colocar os 20 litros de água de uma vez a 76 graus.

7. Misture todo o mosto da panela até obter a densidade de 1.044.

Publicidade

Fervura do mosto

1. Leve o mosto filtrado para ferver na mesma panela inicial. Quando levantar fervura acrescente o lúpulo.

2. Quando estiver fervendo a 55 minutos adicione uma pastilha whirlfloc para 25 litros ou 1 grama quando for granulado. Deixe ferver intensamente por 70 minutos.

3. Passado o tempo, desligue o fogo, verifique o volume do mosto e determine a densidade, que deverá ficar em torno de 1.050.

Publicidade

4. Depois, com uma colher, agite o mosto como se estivesse mexendo uma xícara de café para misturar o açúcar. Deixe descansar por 20 minutos com a panela tampada.

5. O próximo passo é extrair usando o sistema de sifão, usando mangueira plástica tipo cristal nova como se tira gasolina de tanque. Encha a mangueira com água primeiro para dar início ao sistema de sifão.

6. Depois, passe o mosto fervido de uma panela para a outra ou direto para o fermentador, começando pelo mosto que está na superfície. Ao final você verá uma borra que não deverá ser sugada. Jogue-a fora.

Publicidade

Resfriamento

1. Agora você usará o sistema banho-maria para resfriar o mosto até chegar a 20 graus. Pode usar gelo para ser mais rápido. Se quiser também pode usar resfriamento por serpentina. Quando estiver quase nos 20 graus, mexa o mosto com uma colher esterilizada para oxigenar.

2. Em seguida adicione o fermento já preparado no recipiente onde irá fazer a fermentação e jogue todo o mosto sobre ele. Se colocou o mosto direto nesse fermentador, coloque o fermento por cima e misture bem.

Fermentação

1. O recipiente para fermentação poderá ser uma bombona de água ou um balde plástico de alimentos com tampa. Ambos esterilizados.

Publicidade

2. Coloque a tampa no fermentador e lacre bem. Faça um furo no centro da tampa para encaixar uma mangueira fina de plástico. A outra extremidade da mangueira coloque dentro de uma garrafa transparente com água ou álcool.

3. As borbulhas que irão se formar significam que a cerveja está fermentando. O fermentador deverá estar em um ambiente com 20 a 23 graus. Esse processo vai levar 6 dias.

4. Para saber se a fermentação terminou depois desse tempo, verifique a densidade, que deverá estar em 1.010. Se o ambiente estiver com temperatura mais baixa, poderá levar mais dias.

Publicidade

Maturação no barril

1. Quando perceber que não estão mais saindo bolhas de gás pela mangueira que colocou no fermentador, interrompa o processo.

2. Esterilize um barril de 20 litros e coloque 100 gramas de açúcar refinado. Usando o sistema de sifão, passe a cerveja fermentada para o barril, fazendo com que a extremidade de saída alcance o fundo do barril, evitando espuma.

3. Encha a mangueira com água para forçar o sistema de sifão. Assim que tiver colocado um pouco de cerveja para dentro do barril, interrompa o fluxo quebrando a mangueira. Agite o barril para diluir o açúcar. Depois continue a encher com cerveja até completar.

Publicidade

4. Feche o barril com o tubo do sifão e mantenha-o em temperatura de 20 a 23 graus por 5 dias. Durante esse tempo vá controlando com um monômetro adaptado na válvula extratora que a pressão atinja de 2,0 a 2,5 Kg/ Cm².

5. Depois coloque o barril em uma geladeira normal a uma temperatura de 5 a 8 graus, durante 10 a 15 dias. O barril está pronto para ser ligado a uma chopeira e ser servido.

O que é preciso para fazer cerveja artesanal?

Se for utilizar materiais que tem em casa e comprar outros separadamente, providencie:

Publicidade
  • Um fogão que esteja liberado para uso durante todo o processo;
  • 2 panelas de 32 litros, de preferência com torneiras na base;
  • Fundo falso, que pode fazer com uma forma de pizza furada;
  • Termômetro;
  • Balança;
  • Moinho;
  • Iodo;
  • Colher de polietileno;
  • Pano para peneirar;
  • Mangueiras para o processo de sifão;
  • 2 baldes de PVC com tampa e torneiras;
  • Barril.

Dica: Compre um kit pronto

Ou, para facilitar, compre seu kit pronto, que vem com todo o material necessário e instruções de uso. Veja no vídeo abaixo tudo o que vem no kit e acompanhe um processo de fabricação caseira para entender melhor os detalhes:

PODE GOSTAR TAMBÉM