Se você tem uma cafeteira italiana (moka) em casa, mas não conhece todos os macetes para fazer o melhor café italiano que ela pode lhe oferecer, aprenda o passo a passo agora, pois vale a pena. Você terá um café semelhante ao espresso, mais intenso e encorpado, preferido de muita gente desde a década de 30, quando essa cafeteira foi inventada.
Cuidado ao lavar a cafeteira
O processo de preparo de um bom café italiano começa na hora de lavar a cafeteira. Nunca use detergente ou sabão, pois mesmo enxaguando bem, o gosto desses produtos pode passar para o café. Use apenas água quente e, se necessário remover resíduos, faça isso com uma esponja natural umedecida. Nada mais.
Cuidado ao armazenar o café
Seus grãos de café devem ficar guardados em um frasco bem vedado, em local seco e arejado, ao abrigo da luz. Se eles pegarem alguma umidade ou tiverem contato com outros alimentos, já era o sabor perfeito do seu café italiano.
A água pode alterar o sabor
Se possível, prepare o seu café italiano com água mineral ou filtrada, evitando que o cloro da água da torneira altere o sabor da sua bebida.
Desmonte a cafeteira
Para começar o preparo do café italiano você deve separar as três partes da cafeteira: a parte de baixo é onde vai a água, a parte do meio é onde vai o pó do café e a parte superior é onde vai o café pronto.
Colocando água
Na parte inferior da cafeteira (que é de rosquear) é onde vai a água. Encha até chegar na válvula de segurança.
Como botar o café na cafeteira
Escolha um café com uma moagem mais grossa para evitar que passe pelos furinhos do filtro. Quando for colocar o café no filtro da cafeteira, que é a parte do meio, cheia de furinhos, deixe cair levemente, sem apertar com a colher. Encha o compartimento até a borda e use a haste da colher para nivelar. Depois, encaixe essa parte sobre o compartimento da água.
Encaixe tudo e leve ao fogo
Pegue a parte superior da cafeteira e rosqueie de volta na parte do filtro. Coloque umas gotinhas de água fria dentro dessa parte superior para evitar que o café fique amargo quando subir e entrar em contato com o alumínio quente.
A hora de tirar do fogo
Esteja sempre de olho no seu café durante o preparo. Quando perceber que o café começa a subir para a tampa, levante-a imediatamente para impedir que o vapor volte para dentro e deixe o café aguado. Nesse momento também já pode retirar a moka do fogo, sem deixar ferver. Está pronto, é só saborear.