É bem comum conhecer cacheadas que sonham com fios lisos e comportados, enquanto as donas de madeixas lisas desejam ter o volume dos cachos esvoaçantes. Aliás, mesmo quem já nasceu com os cabelos cacheados, está sempre em busca de receitinhas para que eles fiquem mais definidos e comportados. Então, seja qual for o seu caso, veja os melhores métodos caseiros de como fazer cachos no cabelo.
Veja também: benefícios do óleo de rícino para cabelos cacheados
Como fazer cachos nos cabelos
Os métodos de como fazer cachos no cabelo variam conforme o tipo de cachos que deseja. Há formas de deixar o cabelo apenas com ondas mais abertas para dar um movimento e outras formas de fazer cachinhos mais fechados e bem definidos.
1. Cachos com babyliss
Para começar, o clássico jeito de como fazer cachos no cabelo. O babyliss é um aparelho semelhante à chapinha, que também precisa ser ligado na tomada para aquecer e então usar o calor para dar definição aos fios. Mas enquanto a chapinha alisa, o babyliss cacheia.
Para utilizar esse aparelho, basta ligá-lo na tomada e esperar aquecer. Enquanto isso, o cabelo já deve estar lavado e escovado para tirar os nós. Depois é importante aplicar um protetor térmico e secar bem o cabelo com o secador.
Somente depois é que se usa o babyliss para dar o formato dos cachinhos. Existem aparelhos para cachos pequenos e outros para cachos grandes, então escolha a gosto. Veja no vídeo como é fácil aplicar o babyliss.
2. Chapinha
Ainda que a função da chapinha seja alisar o cabelo, se for um modelo daqueles bem fininho é possível dar a ela uma função de babyliss. É um método quase igual ao do babyliss e é bem rápido de fazer, confira no vídeo:
3. Como fazer cachos no cabelo com lenço
Essa é uma dica para quem não tem babyliss nem chapinha em casa. Ela funciona bem para fazer o cabelo com cachos mais abertos, tipo ondulado, e o efeito fica abaixo da raiz. É um método muito simples que só vai precisar de um lenço de cabelo colocado tipo uma tiara e depois você enrola o cabelo em volta.
Deve deixar assim durante a noite para o cabelo pegar o formado e soltar pela manhã. Quem tem cabelo muito liso deve aplicar um fixador para manter as ondas por mais tempo. Veja no vídeo como fazer:
4. Com técnica de amarração
Esse jeito é parecido com o anterior, pois também usa apenas um lenço para deixar o cabelo com cachinhos da metade para baixo. Mas o método de uso do lenço nesse caso é diferente, confira no vídeo:
5. Método de fitagem para modelar cachos
Essa é uma dica bem interessante para quem já tem os cabelos bem cacheados, mas deseja que eles fiquem bem modelados e que a definição dure por mais tempo. A fitagem é uma técnica simples que consiste, basicamente, em um banho de creme no cabelo, aplicado mecha por mecha para deixar os fios bem maleáveis e livres do frizz. Confira como fazer:
6. Com papel-toalha
Esse método é parecido com o que se fazia antigamente no salão usando bobs de argolas. Dá um pouco mais de trabalho e exige mais paciência porque vai precisar tratar mecha por mecha, conforme a espessura dos cachos que desejar fazer. Só vai precisar de um bom creme, mais espesso, e de um rolo de papel-toalha ou higiênico. Essa dica funciona bem para fazer cachos mais fechados e que ficam definidos desde a raiz.
7. Cachos permanentes
O permanente é um método antigo, feito no salão, que deixa os cabelos cacheados e crespos bem mias definidos e por mais tempo, sem sair na primeira lavagem. A recomendação é mais para quem já tem ondas no cabelo, só que são indefinidas. Quem tem cabelo liso pode não gostar do resultado, mas não é contraindicado.
A dica é que consulte um bom cabeleireiro, especializado em cachos, para que ele ajude a escolher a melhor espessura e ver se o cabelo tem mesmo condições de receber esse tratamento porque leva química. Veja no vídeo como funciona o procedimento:
Veja também: Como fazer dedoliss