Às vezes você encontra a calça que fica perfeita na cintura e nas coxas, mas é muito comprida. Então, o jeito é investir e depois fazer a bainha para acertar o comprimento. Somente cortar a barra da calça não é uma boa ideia, porque ela fica sem acabamento e desleixada. Normalmente quem faz esse serviço é a costureira, mas se quiser economizar em tempo e dinheiro, pode aprender como fazer bainha de calça em casa. Veja as dicas.
Veja também: dicas de look com calça legging
Como fazer bainha de calça passo a passo
Quem tem máquina de costura em casa sabe que é bem simples usá-la para fazer a bainha da calça. Mas quem não tem também pode fazer, veja as dicas de como fazer dos dois jeitos: com e sem a máquina.
1. Sem máquina e sem cortar a barra
Para a barra da calça jeans sem usar a máquina, vai precisar de, tesoura, linha e agulha. Mesmo para quem nunca usou linha e agulha, não tem segredo. Talvez na primeira vez não fique perfeito, porque ainda vai estar pegando o jeito de dar os pontos no tecido, mas é bem rápido de aprender. Para o passo a passo, veja no vídeo os detalhes, porque é bem mais fácil observar como se faz. Já pegue sua calça jeans e comece a fazer junto para praticar:
2. Barra original simples com máquina
Essa é uma barra para quem tem máquina de costura. Existem diferentes formas de fazer a barra cortando e usando a máquina para recosturar. Desse jeito você vai cortar do tamanho desejado, conforme a altura da pessoa.
Depois vai cortar só a parte de baixo da bainha que será recosturada. Em seguida, faz o acabamento removendo o excesso de tecido na overlock. Faça o mesmo tipo de acabamento em overlock na calça e só depois é que vai unir a calça e a bainha para finalizar. Confira no vídeo o passo a passo:
3. Barra original método embutido
Essa dica também é para quem tem a máquina de costura, mas o método é um pouco diferente. Dá mais trabalho porque você vai usar um desmanchador para primeiro remover a costura da barra depois de cortá-la da calça.
Depois vai recosturá-la e refazer a bainha para ficar com um ótimo acabamento. Chama-se método embutido justamente porque o acabamento fica como na peça original. Confira no vídeo como fazer cada passo.