Quando se fala em azeite, quer dizer o azeite de verdade, extraído das azeitonas. Os demais são óleos vegetais. O que você vai aprender nesse artigo é como fazer azeite defumado em casa, além de dicas de uso e os benefícios que ele traz às suas receitas.
Como fazer azeite defumado em casa?
O azeite defumado pode ser feito em casa, com bastante cuidado, pois você vai precisar de brasa de carvão para gerar a fumaça do defumado. Veja esse passo a passo, compartilhado do blog Receitas de Todos Nós:
Ingredientes
- Azeite extravirgem: 500 mililitros;
- Carvão vegetal: 1 pedaço médio/grande;
- Óleo vegetal: para besuntar o carvão;
- Álcool 70% ou 96%: para acender o fogo.
Modo de fazer
- Acenda um pedaço de carvão vegetal em um local com boa ventilação. Se preferir, use um ventilador para poupar esforço.
- Para fazer o fogo, use álcool 70% ou 96%, pois o comum, de cozinha, não é tão eficiente, já que é muito diluído.
- Mergulhe o carvão em óleo vegetal para ajudar a queimar e a manter a brasa acesa por mais tempo.
- Quando conseguir uma boa brasa, mergulhe-a no azeite, que deve estar em uma tigela ou em uma panela. Vai levantar uma fumaça espessa.
- Tampe a tigela com um prato e deixe a fumaça agir, entre 1 e 3 horas. Quanto mais tempo, mais intenso o sabor.
- Retire o carvão, passe o azeite para um galheteiro ou garrafa, coando com uma peneira, e deixe descansar por 12 horas antes de servi-lo.
Para o que serve o azeite defumado?
Bem, muitas pessoas adoram o aroma e o sabor dos alimentos defumados. Hoje em dia é fácil encontrar carnes, peixes, embutidos e muitos outros alimentos que já vêm defumados.
Mas, se você tiver o seu azeite defumado em casa, pode temperar os seus pratos com ele, dando um sabor especial e diferenciado.
O azeite defumado pode ser usado para temperar carnes, sopas, saladas, peixes e até para fazer maionese caseira. Faça o teste e descubra em quais alimentos você mais gosta desse sabor.
Defumados são sucesso nos restaurantes
Muitos chefs fazem uso do azeite defumado em suas cozinhas, e também aplicam a defumação a outros alimentos além do azeite. O processo é semelhante ao preparo do azeite, gerando a fumaça com o carvão e depois prendendo essa fumaça em um recipiente, junto com o alimento ao qual se deseja dar o sabor de defumado.
Nos restaurantes, esse processo é uma verdadeira experiência culinária aos clientes, pois o prato chega à mesa de um jeito inesperado e surpreendente. Você pode fazer isso na sua casa também, quando for receber convidados para um almoço ou jantar especial.
Inclusive, até a sua batata frita do almoço pode ser defumada, assim como faz a chef Janine Sad, do restaurante Érico, na Barra da Tijuca/RJ: “queria fazer algo defumado que não fosse a carne. Escolhi a batata frita por ela ser queridinha por todos: o prato passeia livremente por veganos, vegetarianos e carnívoros”, contou a chef, em uma entrevista para O Globo.
Defumar alimentos numa grelha
Se quiser dar um aroma e sabor suaves de defumado aos seus vegetais, por exemplo, coloque o carvão vegetal em brasa em uma panela, depois coloque os legumes previamente preparados em cima de uma grade de metal sobre a panela para que a fumaça envolva os vegetais durante alguns minutos.
Defumação no forno
E tem também a opção no forno: em uma assadeira, coloque o carvão e algumas ervas e feche-a com papel alumínio. Ligue o forno a 250 °C e coloque a assadeira na grade de baixo. Quando a fumaça começar a ser liberada, coloque o alimento para ser defumado na grade de cima.
Veja também: Azeite ou óleo: qual o melhor para fritar?