Aprenda como evitar escaras na pele, um problema tão incômodo para quem as tem. Também conhecidas como úlceras de pressão, são lesões da pele causadas, principalmente, em função da pressão externa sobre uma região.
15 conselhos para evitar escaras
As escaras acontecem porque a pele precisa aguentar muita pressão em certas áreas, quando a pessoa fica por muito tempo em uma só posição.
Isso pode ocasionar o aparecimento de uma vermelhidão no local, que depois pode se transformar em bolhas e, posteriormente, em uma chaga ou úlcera. Sendo de difícil tratamento, é de suma importancia aprender como evitar escaras:
1. Mude de posição a cada 2 ou 3 horas
Essa é uma maneira segura de se evitar escaras. Ou seja, não permitir que a pessoa fique muito tempo parada na mesma posição. É preciso fazer com que o sangue circule e a pele não fique pressionada, sempre no mesmo lugar.
2. Inspecione as áreas vulneráveis
Estar sempre de olho nas regiões onde é mais comum o aparecimento de feridas, como calcanhares, quadris, joelhos, orelhas e ombros.
Em caso de vermelhidão nesses lugares, é necessário tomar medidas imediatas para evitar escaras. Depois que evoluem para esse estágio, é muito mais complicado o tratamento.
3. Mantenha a higiene corporal
Mesmo deitado ou dormindo, o corpo transpira e fica sujo. Por isso é muito importante manter a hogiene corporal para evitar escaras. Aprenda com estas dicas a deixar a região íntima mais saudável.
4. Reduza os pontos de pressão
Abuse de travesseiros ou produtos especiais para reabilitação ou cuidados de doentes, evitando que a pele pressione o colchão, sofá ou cadeira de rodas. Assim, é uma forma eficar de evitar escaras.
5. Alimente e hidrate bem a pessoa debilitada
Manter a saúde é fundamental para evitar escaras. A hidratação melhora também o aspecto e a elasticidade da pele. Confira essa lista de alimentos bons para a pele.
6. Evite a pressão dos calcanhares
Coloque uma almofada debaixo das pernas do doente, de forma que os pés fiquem “pendurados” e mantenha a roupa de cama bem folgada. Assim, evita-se que o calcanhar se esfregue na cama ou sofra qualquer tipo de pressão, evitando escaras.
7. Massageie
Massagens de duas a três vezes ao dia, ativam a circulação e tonificam os músculos. Pode-se usar cremes ou loções especiais, mas jamais deve-se massagear regiões ósseas, uma vez que a pele nessas áreas já é muito fina, e o objetivo é evitar escaras.
Conheça os benefícios da massagem com gelo para a pele
8. Mude sempre a roupa e os lençóis
As roupas devem ser confortáveis, para facilitar a respiração da pele. Botões, zíperes e costuras grossas estão descartados. Já os lençóis, devem ser trocados periodicamente, para evitar as escaras, pois pode haver acúmulo de umidade e sujeira.
9. Faça exercícios
Se o doente não puder se movimentar sozinho, faça pequenos exercícios com suas pernas, braços e pescoço, pois eles ajudam a melhorar a circulação e reduzem o tempo de pressão contra a cama.
Entenda a importância das atividades físicas em cada etapa da vida
10. Seque bem a pele
O processo de secagem é essencial para evitar escaras. Isso porque a umidade também é causadora desse problema, embora menos presente do que casos por excesso de pressão na região afetada.
11. Coloque a pessoa em inclinação
A inclinação do local onde a pessoa está repousada é muito importante para evitar escaras, pois estimula a circulação do sangue. Assim, a inclinação ideal é a de 30 graus, para que o sangue chegue melhor nos membros.
12. Deixe algo por baixo dos joelhos
Manter os joelhos levemente flexionados também é uma boa opção de prevenção. Assim, evita-se que haja o atrito excessivo em uma das partes mais propensas do corpo.
13. Fique atento a postura lateral
Se a pessoa estiver deitada com uma postura lateral que forme um ângulo de 90 graus, mude-a de posição. Isso porque esse ângulo específico aumenta as chances da formação dessas úlceras por pressão.
Má postura causa problemas de coluna, muscular e até enxaqueca
14. Proteja áreas de risco
Se você perceber que está formando esse problema em alguma área, tente proteger. Para evitar escaras você deve usar curativos de espuma, babosa, mel e outros produtos que colaborem. Mas lembre-se de consultar o médico antes de realizar qualquer tipo de aplicação na pele.
15. Tirar os pés da superfície
Esse é um outro modo de evitar escaras. Para isso, basta utilizar um pequeno banco ou outra elevação estável e colocar os pés da pessoa apoiados em cima.
Então, se você achou útil saber sobre essas dicas, compartilhe!