As cicatrizes na pele são marcas que ficam após uma ferida fechar e sarar. Para muitas pessoas – e dependendo do motivo, as cicatrizes são motivo de orgulho, já que representam uma experiência importante que foi vivida.
Mas outras vezes as cicatrizes ocorrem por motivos do dia a dia, como arranhões e picadas de inseto, ou por um motivo não tão bom de lembrar. Nesse caso é melhor prevenir enquanto está se curando para evitar que apareçam cicatrizes.
Como evitar cicatrizes na pele do corpo?
Quando você se machuca, seu corpo inicia um processo de cicatrização das partes afetadas, mas esse processo acontece de um jeito diferente em casa pessoa.
Então, antes de tudo, nenhuma recomendação aqui é garantida para todas as pessoas, pois vai depender de cada organismo. Mas, de modo geral:
- Mantenha o machucado bem limpo e desinfetado;
- Quando limpar o machucado, passe uma gaze ao invés de algodão, dando batidinhas leves para secar;
- Enquanto estiver cicatrizando, não exponha o machucado ao Sol;
- Troque o curativo diariamente, uma ou duas vezes, conforme a gravidade do machucado;
- Quando possível, massageie levemente a pele ao redor do machucado, com as mãos bem limpas. O objetivo é estimular a circulação e a cura;
- Nunca tire as casquinhas que se formar sobre o machucado. Elas são a reconstrução da pele e se tirar, vão ficar marcas esbranquiças, como uma falha;
- Aplique óleo de mosqueta ou gel de aloe vera (pouco e quando não precisa mais de outros remédios tópicos) pra acelerar a cicatrização e manter a pele hidratada;
- Cremes cicatrizantes também apresentam bons resultados. Siga a quantidade diária de aplicação;
- Utilize bandagens de hidrogel ou silicone para ajudar o local da ferida permanecer nas condições adequadas para o processo de cicatrização: sem ficar muito seco ou muito úmido.
- Se o machucado estiver sangrando muito, procure um médico antes de tudo.
Dica: Como reduzir ou remover cicatrizes
Quando não se trata de prevenção, mas sim de remoção de cicatrizes já existentes, há um método natural que pode ajudar.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.