Andar tranquilamente pelas ruas a qualquer hora do dia ou da noite não é mais uma realidade em quase todas as cidades brasileiras. As ondas de assalto só aumentam, e como não podemos solucionar o problema da noite para o dia, temos que saber como evitar assaltos na rua.
Aliás, não é só andando na rua que corremos perigo, mas também de carro, no transporte coletivo e na porta de casa. Por isso, confira 11 dicas que você pode começar a usar hoje mesmo e aumentar sua proteção.
11 dicas de como evitar assaltos na rua
Pelo fato de existirem diferentes tipos de assaltantes, as dicas que você verá a seguir de como evitar assaltos na rua não garantem que um assalto seja evitado, mas reduzem bastante o risco. Há aqueles trombadinhas que estão em busca de uma vítima desatenta, então quanto mais cuidado tomar, melhor.
1. Evite as ruas desertas
Se você tem a opção de fazer um caminho mais movimentado, mesmo que seja mais longe, essa é uma escolha mais segura do que caminhar por uma rua deserta na qual não poderá pedir ajuda caso seja abordado por um assaltante.
O mesmo vale se você estiver de carro ou de moto, já que as ruas desertas são mais fáceis para que os assaltantes se escondam e coloquem armadilhas, como algum objeto para perfurar o pneu, uma pedra para quebrar um vidro do carro ou fazer a pessoa cair da moto.
2. Não ande com objetos de valor à vista
Quando estiver a pé, não ande na rua com celular, carteira, dinheiro ou cartão de banco nas mãos e nem nos bolsos de trás da calça.
De preferência, também não use joias que chamem a atenção. As bolsas, mochilas e pastas devem ser carregadas junto ao corpo, na parte da frente, onde você possa ver.
3. Não carregue dinheiro vivo com você
Evite levar uma grande quantidade de dinheiro na bolsa e muito menos no bolso. No caso de não poder evitar um assalto, a perda será a menor possível. Cartões de banco e celulares podem ser bloqueados quando roubados, mas o dinheiro vivo não há como recuperar.
Se precisar levar dinheiro vivo para pegar um transporte, leve apenas o necessário e deixe no bolso da frente para não precisar mexer na bolsa ou na carteira.
4. Prefira sair acompanhado
Pessoas andando sozinhas são alvos mais fáceis do que quando estão acompanhadas. Infelizmente esse risco aumenta no caso das mulheres que são consideradas mais fracas e distraídas do que os homens.
5. Não pare para falar com desconhecidos
Infelizmente temos que desconfiar de todos os desconhecidos, pois hoje em dia os assaltantes usam até crianças e idosos para aplicar golpes e atrair suas vítimas. Eles podem simplesmente parar você para pedir ajuda, e então quando você para é pego desprevenido pelas costas.
6. Caminhe na contramão do trânsito
Outra dica de como evitar assaltos na rua é: se estiver a pé ou de bicicleta, ande na direção contrária, de modo a conseguir ver os carros que passam ao seu lado. É mais fácil ficar de olho nos carros que vêm na sua direção e evitar ser pego se surpresa por um veículo que vem de trás.
7. Evite os fones de ouvido
Hoje em dia é muito comum caminhar na rua ou ficar no transporte com fone de ouvido, mas esse pode ser um erro fatal para sua segurança.
Quando você está com os ouvidos ocupados na música ou no podcast não consegue ouvir os sons da rua, sejam buzinas ou gritos que alertam um assalto.
8. Prefira pontos de ônibus movimentados e iluminados
Nem sempre é possível escolher o ponto, pois o seu ônibus pode não passar em muitos. Mas sempre que possível, espere seu ônibus em um ponto mais movimentado e iluminado.
Lembre-se também de que mesmo estando parado ou sentado em um local que pareça seguro é melhor não ficar mexendo na bolsa ou no celular enquanto espera.
9. Tenha atenção nos transportes públicos
Depois que você embarcou no ônibus ou metrô, não se distraia. Um assaltante observa sua vítima a certa distância até que ela pareça distraída para agir.
Permaneça com seus pertences junto ao corpo, na parte da frente, e não fique no celular. Se estiver ouvindo música no fone de ouvido, ouça em volume baixo para conseguir ouvir o que acontece à sua volta.
10. Esteja atento ao entrar em casa
Não é porque você está pertinho do portão de casa que pode relaxar. Os assaltantes esperam que suas vítimas parem no portão para pegar a chave ou guardar algum objeto e é nesse momento que eles fazem a abordagem. O mesmo vale para quando estiver de carro enquanto espera o portão abrir.
11. Não reaja a um assalto
Existem casos de pessoas que reagem a assaltos e conseguem evitá-los, mas são raros. Essa atitude é muito perigosa, pois nunca sabemos com quem estamos lidando e o assaltante pode simplesmente agir com violência e a situação acabar em desastre.
Acompanhe no vídeo abaixo as dicas do que NÃO fazer caso seja abordado por um assaltante: