Mudar a cor do cabelo é ótimo para quem gosta de se olhar no espelho com um visual sempre renovado. O problema é que usar química o tempo todo não faz bem para os fios, mesmo seguindo um cronograma capilar para a regeneração e hidratação. Então, veja essas ideias para escurecer o cabelo de forma natural.
6 Formas de escurecer o cabelo de forma natural
Já que as dicas são para escurecer o cabelo de forma natural, você vai precisar usar ingredientes com pigmentos escuros. Mesmo assim, tenha em mente que o efeito é temporário, menos do que o de uma coloração química. Confira as melhores opções:
1. Café
O café libera o seu pigmento escuro com bastante facilidade. Para experimentar esse método é bem simples. Comece fazendo um pouco de café puro e bem forte. A quantidade vai depender do comprimento e grossura do seu cabelo. Depois de feito, deixe esfriar.
Em seguida, separe o cabelo seco em mechas e vá aplicando o café em cada mecha, tomando o cuidado de aplicar em todos os fios para não ficar desbotado. Para isso, tenha paciência e faça mechas finas.
Quando já tiver aplicado em tudo, da raiz às pontas, faça um coque e ponha uma touca plástica. Deixe entre 3 a 5 minutos, apenas. Depois enxágue e lave normalmente, como sempre faz. Veja o resultado e vá reaplicando de tempos em tempos, conforme achar necessário.
2. Cacau
Assim como o café, o cacau também libera seu pigmento marrom para ter um cabelo castanho. Escolha o cacau puro, nada de chocolate açucarado. Para essa receita, vai precisar de um pacote de cacau em pó e um frasco de xampu pela metade.
Se tiver mais da metade de xampu no frasco, retire e transfira para outro frasco. Então, na metade que sobrou, complete com cacau, feche o frasco e misture bastante. Vá para o banho, molhe o cabelo e aplique o xampu com cacau, como se estivesse passando um xampu normal. Aplique muito bem, em tudo, e deixe agir por alguns minutos. Depois enxágue e aplique o condicionador normalmente.
3. Sálvia
Usar a sálvia comestível para escurecer os fios costuma trazer um ótimo resultado. Apenas tenha o cuidado de escolher a espécie que não é tóxica. Quando conseguir as folhas frescas, coloque a quantidade de uma xícara de folhas picadas dentro de uma panela com cerca 500 mililitros a 1 litro de água e deixe ferver, do mesmo jeito que se faz um chá.
Depois retire do fogo e espere esfriar. Quando estiver frio, coe e aplique no cabelo seco. Molhe bastante para pegar em todos os fios e deixe agir por meia hora. Depois é só lavar normalmente. Quanto mais reaplicar, mais escuro vai ficar, até o limite que a planta é capaz de pigmentar com sua tonalidade natural.
4. Chá preto
O chá preto também é uma ótima opção para escurecer o cabelo naturalmente. Além de tingir, ele vai fornecer nutrientes e antioxidantes para deixar o couro cabeludo e os fios mais saudáveis. Apenas tome cuidado para não manchar a pele e as roupas com ele.
A primeira etapa é preparar o chá. Use três colheres de sopa do chá desidratado para duas xícaras de água. É melhor usar a planta desidratada em pedaços do que o saquinho. Deixe a água quase ferver, desligue e coloque o chá dentro. Tampe o recipiente e deixe por 5 minutos. Depois coe e espere amornar.
Em seguida, aplique no cabelo seco por inteiro, usando luvas de borracha finas para não manchar as mãos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue, lavando normalmente com seu xampu e condicionador. Vá reaplicando conforme quiser escurecer mais.
5. Óleo de mostarda
Compre nas lojas de produtos naturais ou pela internet o óleo de sementes de mostarda para uso externo. Esse óleo é bom para o cabelo e para a pele. Ele possui ácidos graxos essenciais para a saúde, crescimento e rejuvenescimento dos fios.
O modo de aplicação é dividindo o cabelo em mechas finas e ir aplicando o óleo puro nos fios secos. Se tiver cabelo oleoso, evite passar na raiz. Faça um coque e ponha uma touca plástica. Esse processo é mais demorado, necessitando de pelo menos 4 horas de espera. Uma dica é fazer a aplicação à noite e dormir com o óleo no cabelo para lavar na manhã seguinte.
O resultado é mais lento do que as demais receitas, mas ao mesmo tempo em que vai escurecendo aos poucos, vai também nutrindo e devolvendo o brilho. Na hora de enxaguar, aplique e reaplique o xampu algumas vezes para que o óleo saia totalmente.
6. Água de casca de batata
Essa também é uma das melhores receitas para escurecer o cabelo naturalmente, mas o resultado não será imediato, precisa fazer algumas aplicações. A boa notícia é que, ao mesmo tempo em que vai alterando a cor dos fios, a água da casca de batata também vai nutrir.
Para fazer essa receita descasque 5 batatas lavadas e coloque as cascas para ferver em 1 litro de água. Quando começar a ferver, reduza o fogo para o mínimo e deixe por mais meia hora fervendo lentamente. A ideia é que vire um líquido mais escuro, concentrado.
Depois espere esfriar e coe. Lave os cabelos normalmente, com xampu e condicionador. No final, para enxaguar, use a água de batata. Molhe abundantemente e deixe agir por 20 minutos. Depois enxágue com água morna. Repita algumas vezes por semana para ver o resultado.
Outras maneiras não naturais de escurecer o cabelo
Caso você teste essas receitas e perceba que realmente deseja um efeito de cor mais forte, intensa e em uma única aplicação, pode recorrer aos métodos comuns, usando produtos.
Xampu tonalizante
Uma das formas químicas menos agressivas para escurecer o cabelo é usando xampu tonalizante. Pode aplicar em casa e há muitas opções no mercado, todas oferecendo tratamento junto ao efeito tonalizante.
Banho de brilho
Esse é outro método para evitar aplicar a tintura permanente pura nos fios. Escolha um tonalizante da cor desejada e uma boa máscara de hidratação. Escolha também uma ampola de vitamina E. Misture 2 colheres de sopa do tonalizante com mais 2 de máscara de cor branca e a ampola de vitamina.
Lave os fios, retire o excesso de água e aplique o produto. Depois deixe agir e enxágue. Faça uma ou mais vezes por mês, conforme a necessidade e a saúde do seu cabelo.
Tintura
Por fim, a tradicional tintura permanente é um método bastante eficiente, mas que é melhor fazer no salão para garantir um bom resultado. Porém, esse também é o método mais agressivo e difícil de remover, caso queira. Então, pense bem na cor que deseja e mantenha os fios sempre hidratados para não ressecarem.