Cebola não é tudo igual. Cada tipo possui diferenças de acidez e sabor, e por isso são recomendadas para pratos diferentes. Se você gosta de culinária e entende a importância de cada ingrediente em uma receita, vai gostar de aprender a escolher a cebola certa para cada prato.
Veja como escolher a cebola certa:
Cebola amarela
Essa cebola é aquela de casca acastanhada, a mais comum. Se você costuma comprar em mais quantidade, essa é a que dura mais tempo na sua despensa. É recomendada para fritar e cozinhar pratos em geral, como tempero de base.
Veja: como fazer frango com creme de cebola
Chalota
Essa é aquela cebola pequena, ovalada. É ideal para molhos cremosos e delicados, e também para assar no forno ou na brasa, cortada ao meio com legumes ou carnes. Seu sabor está entre os mais suaves. Quando é cozida, ela se desfaz por completo.
Veja: como fazer alcatra no forno com cebola
Cebola roxa
É ótima para compotas e chutneys por causa da sua polpa suculenta. O ideal é consumi-la crua, mas quando ela é cozida fica mais doce e suave. Seu sabor é mais suave em comparação à cebola amarela, mas o aroma é forte. É muito usada em pratos com cebola crua, como sanduíches, ceviche e guacamole.
Veja: como fazer geleia de cebola caramelizada
Cebola branca
Tem sabor mais adocicado e pode ser usada da mesma forma que a amarela. Vai bem em sopas, cremes e quiches, onde o sabor da cebola pode ser ressaltado sem medo, e também em pratos com cebola crua. Na culinária mexicana e francesa ela é uma boa escolha.
Veja: como fazer pão de cebola recheado
Cebola doce
A aparência dela é semelhante a da cebola amarela, só que é mais achatada. Seu sabor é menos ardido e adstringente (que trava na língua). Ela é mais adocicada e tem menos água. Pode usar para sanduíches, fazer empanada e frita e outros pratos estadunidenses.
Veja: como fazer anéis de cebola com queijo
Cebola pérola
A menor de todas é essa cebolinha chamada de pérola ou bebê. É muito usada para conservas, seu sabor é suave, dá para comer pura como petisco. Pode adicionar nas saladas ou em cozidos, inteiras mesmo, pois são muito pequenas.
Veja: como fazer conserva de cebola
Veja também: 12 Benefícios do chá de casca de cebola e como fazer