A forma de aprendizado dos cachorros é semelhante a dos humanos, em alguns aspectos. No caso de aprender como se comportar e atender pelo próprio nome, é uma questão de treino, observação e repetição para ambas as raças. Então, é com base nisso que você vai saber como ensinar o nome ao cachorro.
Como ensinar o cachorro a aprender o próprio nome?
É possível ensinar o cachorro a atender pelo nome, seja ele filhotinho ou um cão mais velho que já tinha outro nome antes de ser adotado por você. Mas, nesse caso, será necessário ter mais paciência e persistência até que o cão entenda que aquele é o novo nome dele.
Em ambos os casos, tudo o que você precisa fazer é treinar o cão, repetindo o nome dele sempre que quiser chamá-lo, e elogiando quando ele atender.
Defina o nome
O primeiro passo é definir qual vai ser o nome do cachorro. É importante que todos os membros da família o chamem pelo mesmo nome e que seja apenas um, ou irá causar uma confusão na cabeça do bichinho.
Escolha um nome curto e simples
Quanto mais fácil de memorizar o nome, melhor para o cachorro. O ideal é que o nome escolhido seja curto e simples, pois o cachorro vai entender o som do nome, e não seu significado.
Por exemplo, se você chamá-lo de Tobi, ele vai memorizar as vogais (“o” – “i”) e o ritmo que você fala, percebendo que é diferente de quando você fala outras coisas.
Também é recomendado escolher um nome que tenha um som diferente de outras palavras usadas no dia a dia com o cachorro, evitando que ele confunda o nome com outra palavra. Se você der o nome do cachorro de João, por exemplo, ele poderá confundir com o comando “não”. Evite isso!
Saiba usar o nome nas horas certas
Para o cachorro, ser chamado pelo nome funciona como um comando para ele ter atenção e se preparar para obedecer. Tenha isso em mente na hora de chamá-lo pelo nome, procurando manter uma voz de comando e dando a ele um comando real assim que ele responder ao chamado, seja comer, brincar, passear e afins.
Vá praticando todos os dias
Sabendo as dicas principais de como ensinar o nome ao cachorro, é só começar a praticar. Evite chamar o cachorro sem motivo. É importante que ele entenda a utilidade do chamado nos momentos necessários, como chamá-lo para ir passear, brincar ou mesmo para repreendê-lo.
Lembre-se de associar o nome dele a coisas agradáveis, pois assim ele vai gostar de atender quando for chamado.
E seja persistente, sempre com muito carinho e paciência, principalmente se o cão já for adulto. Assim como nos humanos, é mais difícil adotar novos hábitos e aprender coisas novas quando se chega na idade adulta, mas é possível, então, dê essa oportunidade ao seu cão.
Veja também: