Já aconteceu com você de preparar aquele molho delicioso, mas com a textura errada? Saiba que não só tem solução, como também é super fácil de resolver. Veja como deixar suas receitas mais espessas e nunca mais se aborreça com o resultado. Anote aí essas 4 formas diferentes para engrossar molhos.
Deixar reduzir
Essa técnica consiste em deixar o molho na panela, em fogo baixo, para que a água evapore, deixando uma maior quantidade de sólidos. Funciona muito bem para molhos de tomate, barbecue e outros que não levem leite. Já com molho branco e afins, o ideal é usar outras técnicas ou mexer sempre, para não queimar.
Fazer um roux
Apesar do nome gourmet, essa é uma técnica realmente simples. Para fazer, basta colocar na panela manteiga e farinha em quantidades iguais, depois que a primeira derreter, mexendo em fogo baixo até começar a dourar. Então, é só adicionar o líquido morno (leite, água, sopa, caldo de carne…) e esperar engrossar, mexendo sempre.
Usar a técnica beurre manié
Outro nome chique para uma técnica simples. Na realidade, é bem parecida com a anterior, porém a manteiga e a farinha são misturadas fora do fogo. Basta colocar a mesma quantidade de cada uma em um potinho, misturar e depois adicionar no líquido da panela, mexendo até engrossar.
Usar farinhas
Essa você já deve ter testado alguma vez. Quando o molho não pegar o ponto esperado, basta adicionar um pouco de farinha (ou amido de milho, tapioca, arroz, fécula de batata ou araruta). Para isso, dissolva primeiro em um pouco de água ou leite frio, em um pote e vá despejando aos poucos, misturando vigorosamente, para não empelotar. Cada colher de farinha diluída em uma de água, engrossa perfeitamente 200 ml de caldo.
Agora que você já sabe como engrossar qualquer tipo de molho, dá uma olhada nessas receitas deliciosas para fazer o teste!