O gás de cozinha não é barato, mas é necessário na rotina dos brasileiros. Você até pode usar o micro-ondas e o forno elétrico para fazer vários pratos, mas ainda assim a maior parte das refeições é feita no fogão. Então, como economizar gás de cozinha no dia a dia para que o botijão dure mais tempo? Veja essas dicas.
1. Use a panela de pressão
A panela de pressão serve para cozinhar os alimentos mais rápido. Logo, você vai gastar menos gás ao preparar macarrão, feijão, carnes e legumes usando esse utensílio. No caso do feijão, que tem os grãos bem duros, deixe-o de molho de um dia para o outro para que o cozimento seja ainda mais rápido.
2. Faça macarrão com o fogo desligado
Para fazer macarrão você deve primeiro ferver a água, depois colocar a massa para cozinhar. Mas o truque é que você não precisa manter o fogo ligado enquanto a massa cozinha. Só precisa ferver a água, desligar o fogo, colocar a massa na água e tampar a panela. Então, aguardar pelo tempo recomendado na embalagem.
3. Cozinhe no vapor
Com uma panela de cozimento a vapor você consegue preparar dois ou três coisas ao mesmo tempo. Na parte de baixo da panela você faz o arroz, enquanto na parte de cima os legumes cozinham no vapor da água do arroz.
4. Não fique abrindo o forno a gás enquanto está ligado
Quando for fazer um prato no seu forno a gás, abra o forno apenas na hora de colocar o alimento. Se ficar abrindo a porta do forno durante o preparo, vai perder calor e ter que usar mais gás para continuar o processo na temperatura ideal.
5. Coloque cada panela na sua boca de fogão
Se você colocar uma panela muito pequena na maior boca do seu fogão, vai desperdiçar gás. O ideal é que a chama fique sempre na parte de baixo na panela, sem sair para as laterais. Além de gastar mais gás do que o necessário, sua panela vai ficar queimada. O mesmo vale para panelas grandes em bocas pequenas, pois o cozimento vai demorar mais, já que naquela boca sai menos gás.
6. Corte os legumes em pedaços pequenos
Para certos pratos, como legumes refogados e sopas, você pode cortar os legumes em pedaços bem pequenos, pois assim eles cozinham mais rápido, economizando o tempo em que o gás fica ligado.
7. Preaqueça o forno só pelo tempo necessário
Fique de olho no seu forno a gás para saber quanto tempo ele leva para atingir a temperatura ideal de cada receita. Por exemplo, se o seu forno levar 10 minutos para atingir 180 graus, ligue-o apenas quando faltar 10 minutos para preparar a receita e deixá-la pronta para ir ao forno.
Veja também: Casinha para botijão de gás