Tirar a cutícula das unhas é um hábito desnecessário. Apesar de dar aquele aspecto de melhor acabamento e facilitar na hora de limpar as bordinhas da unha esmaltada, os dermatologistas não recomendam que essa pele seja removida, pois ela é uma proteção para as unhas.
O problema é acabar com esse hábito, pois quanto mais você tira, mais a cutícula cresce e engrossa. Afinal, o corpo entende que, se a pele foi removida, precisa ser reposta o quanto antes, e com uma camada extra para proteger melhor. Só que tem jeito sim.
Como reduzir o crescimento da cutícula para deixar de tirar
Respeitar os ciclos do seu corpo, em primeiro lugar, é sempre o mais importante. Então, você vai precisar ter paciência para reeducar o crescimento e a espessura das suas cutículas.
- Se você costuma tirar a cutícula toda semana, comece a aumentar esse intervalo gradualmente para duas semanas, depois três, até deixar de tirar.
- Além disso, quando for fazer a cutícula, não remova a pele por completo, como de costume. Primeiro amoleça a pele em água morna ou com creme amolecedor de cutículas por uns 5 minutinhos.
- Então dê uma empurradinha de leve para trás com uma espátula (se a cutícula estiver bem molinha) ou uma escovinha para unhas (menos agressivo). Se usar a escovinha, vá fazendo movimentos circulares bem suaves.
- Depois remova só a parte de pele que ficar para cima, usando um alicate bem amolado. Pode dar vontade de remover toda a pele, mas aguente, pois é uma adaptação necessária para diminuir a grossura dessa pele.
- Depois seque e hidrate as mãos com um creme para mãos ou próprio para regenerar cutículas. Ele ajuda a tratar a pele da cutícula para que ela se regenere sem crescer tanto da próxima vez, além de evitar que ela fique incomodando depois, por estar ressecada. Aplique o creme e massageie as mãos e dedos.
- Feito isso é só pintar as unhas normalmente, tendo mais delicadeza na hora de passar o pau de laranjeira. Vai ser meio estranho no começo, mas depois acostuma, até porque as cutículas vão diminuir.