Se tem uma coisa que todo mundo se incomoda é entrar no carro pela manhã e os vidros estarem todos embaçados. Na hora em que isso acontece, você se pergunta: como desembaçar vidro do carro?
Bem, a primeira coisa que todo mundo tenta é pegar uma toalha e passar no vidro. É quase um impulso, mesmo sabendo que não vai adiantar e pode até piorar. Mas, a ideia aqui é evitar o estresse.
Então, você vai saber agora o motivo pelo qual os vidros do carro embaçam e, depois, as formas mais eficazes de resolver o problema rapidinho e seguir com seu dia, livre desse pequeno estresse que todos nós enfrentamos de vez em quando.
Veja também: Seu carro está fazendo barulho estranho? Veja o que pode ser!
Por que o vidro do carro embaça?
O embaçado é composto de gotículas de água que se acumulam na superfície – a chamada condensação.
Essas gotículas estão sempre no ar, mas não conseguimos vê-las por conta da umidade relativa. Quando o percentual da umidade do ar passa dos 100%, o vapor d’água fica mais “compacto” – é a partir daí que conseguimos ver a condensação acontecendo.
Um dos fatores que contribui para que tudo isso aconteça é a temperatura do ar. O ar quente tem uma capacidade maior de armazenar umidade do que o ar frio.
Isso significa que, em temperaturas altas, é necessária uma grande quantidade de vapor d’água para que haja condensação, enquanto temperaturas menores exigem muito menos.
Mas, então: como desembaçar vidro do carro?
Bem, agora você já sabe o motivo que leva os vidros a embaçarem. Sendo assim, o método mais rápido para desembaçar os vidros do seu carro é criar uma situação em que o ar seja como uma toalha grande e seca. Você precisa aquecê-lo e retirar a umidade existente.
1. Ligue o ar quente no máximo
Isso serve para aquecer o ar dentro do veículo e aumentar sua capacidade de reter umidade.
2. Ligue o ar-condicionado
Afunção tem a finalidade, entre outras coisas, de retirar a umidade do ar.
3. Mude a circulação do ar para entrada de ar externo
O ar frio do inverno é gelado, mas tem uma capacidade maior de absorção quando aquecido por estar mais seco.
4. Abra uma fresta dos vidros
Mesmo que por alguns segundos, abrir um pouquinho os vidros, pode ajudar na troca do ar úmido de dentro do carro pelo ar mais seco do lado de fora.
Veja também: Alinhamento e balanceamento de pneus: qual a diferença?