Menu

9 Dicas para deixar de comprar roupa à toa

Ter roupa nova é legal, mas vira um problema quando você se torna uma acumuladora ou gasta mais do que poderia

Crédito: Freepik

Publicidade

Você compra mais roupas do que realmente usa, e compra só porque achou bonito, mas deixa mofando dentro do armário? Então você sabe que seu dinheiro está sendo desperdiçado e o espaço no seu armário está mais apertado do que poderia estar. Para resolver esse problema, veja essas dicas para deixar de comprar roupa à toa.

1. Definir o orçamento mensal para roupas – e segui-lo!

A primeira regra da educação financeira é simples: não gaste mais do que ganha. Por mais que seja simples e óbvia, é uma regra dificílima para quem tem quase uma compulsão por comprar.

Mas, tenha consciência de que, se quiser ter dinheiro sempre, e para várias coisas diferentes, precisa definir quanto sobra do seu salário (de verdade) para comprar uma roupa nova.

Lembre-se que comprar roupa não é uma prioridade para ninguém. Seja realista e isso vai ajudá-la a comprar menos roupas, pois você aprenderá a dar valor ao seu dinheiro e investir em outras coisas mais importantes hoje e para o futuro.

Publicidade

2. Pagar à vista

Se você compra roupa parcelado, o risco de cair em tentação e comprar mais do que precisa é alto. Assuma um compromisso consigo mesma e só compre uma roupa nova quando tiver dinheiro para pagar à vista. Além de não contrair dívidas você vai evitar se tornar uma acumuladora de roupas.

3. Só comprar se tiver mais de 5 looks para montar

Viu uma peça linda e ficou tentada a comprar? Olhe para ela e pense nas roupas que você já tem para combinar. Se conseguir mentalizar pelo menos 5 looks legais, que você realmente vai usar, isso justifica a compra. Do contrário, não vale a pena.

4. Comprou um, descarta outro

Para evitar o acúmulo de roupas, sempre que trouxer uma peça nova para casa, elimine outra peça do seu armário. Aliás, melhor ainda é comprar uma e eliminar duas, três, quatro. Com certeza você tem uma amiga que vai gostar de ganhar uma peça nova ou você pode vender e já usar o dinheiro para repor o que gastou na roupa que comprou.

5. Faxinas mensais no guarda-roupas

Quem compra roupa nova com frequência costuma esquecer do que já tem no armário, aí acaba comprando peças repetidas ou muito parecidas. Então, adote o hábito de fazer uma faxina mensal no seu guarda-roupas. Assim, você está sempre atualizada sobre o que já tem no seu armário, além de redescobrir peças legais que estavam lá no fundo e pode voltar a usar como se fossem novas.

Publicidade

6. Lista do que é realmente necessário

Quando você perceber que realmente precisa de uma peça nova, como um jeans ou uma blusinha básica para o dia a dia, anote em um local visível para se lembrar quando puder sair para comprar. É como lista de compras: se não fizer, vai gastar com o que não precisa e se esquecer do que era mesmo importante.

7. Misturar peças de diferentes ocasiões

Ter estilo é saber fazer combinações ousadas. Não é porque uma peça foi comprada só para certa ocasião que você não pode usá-la em várias outras, misturando com peças inusitadas do seu armário. Dê mais utilidade para suas roupas e terá menos necessidade de comprar novas.

8. Customizar peças que já tem

Quando enjoar de uma peça que ainda está em ótimo estado, faça uma customização e dê uma nova cara para ela. Você pode fazer isso com quase tudo: calças, saias, shorts, vestidos, blusinhas, jaquetas e muito mais.

Publicidade

Veja também: Ideias para customizar roupas rapidinho

9. Fazer um jejum de compras

Assim como existe o jejum de comida, que serve para “limpar” o corpo dos excessos, você pode fazer um jejum de compras de roupas, sapatos e acessórios. Assim, você vai olhar com mais atenção para o que já tem e perceber que não precisa do que pensava precisar. Dê um tempo das compras para limpar sua mente da falsa necessidade de comprar e torne-se mais consciente de suas reais necessidades.

Sair da versão mobile