Sabe quantas toneladas de lixo são descartadas de maneira incorreta por ano no Brasil? Cerca de 30 milhões de toneladas, o equivalente ao peso de aproximadamente 30 milhões de carros! Por isso, cuidar bem do seu lixo não é apenas questão de organização e higiene, mas também de saúde pública.
Confira então 5 dicas de como cuidar do seu lixo, para que a sua casa fique mais limpa e organizada. Assim, você também poderá contribuir com o meio ambiente, preservando os lençóis freáticos e ajudando para o controle do metano, o que consequentemente influencia na poluição do ar.
Separe orgânicos de recicláveis
Essa dica é fundamental para quem deseja começar a cuidar bem do lixo da casa, pois é nela que se inicia o processo de reciclagem. É importante separar o lixo orgânico, como restos de comida, em um saco de lixo específico, e em outros vão os materiais recicláveis.
Plástico e papel são os que geralmente mais se descartam em domicílios, por isso, para quem está reciclando pela primeira vez, uma alternativa é separar esses dois materiais. Após um tempo e conforme suas necessidades e objetivos, você poderá reciclar mais materiais, mantendo sempre o lixo “molhado” separado.
Reserve o lixo não reaproveitável
Normalmente chamados de rejeitos, esse tipo de dejeto deve ser separado do lixo doméstico usual. Esses materiais não recicláveis geralmente são absorventes menstruais, etiquetas, papel higiênico, fraldas, curativos e outros materiais desse tipo. Eles não podem ser reciclados, reutilizados ou transformados, devendo ter um fim específico.
Destine corretamente eletrônicos
Materiais eletrônicos e principalmente pilhas e baterias devem ser descartados com muita cautela. Esses componentes possuem metais tóxicos para o ambiente, como mercúrio ou cádmio, chumbo, cromo e outros. Procure saber onde ficam os pontos de coleta de pilhas e baterias da sua cidade para descartá-las corretamente. Também procure dar o fim correto aos equipamentos que não precisa mais.
Guarde o óleo de cozinha
O descarte adequado do óleo de cozinha é uma grande preocupação, pois jogar esse produto pelo ralo da pia significa poluir vários litros de água de rios e oceanos. Isso sem contar os problemas que pode causar à sua própria tubulação.
Por isso, opte por acumular todo o óleo usado em um recipiente. Quando já estiver bastante, leve para um posto de entrega voluntária, para o correto aproveitamento. Outra possibilidade também é fazer sabão caseiro.
Escolha papelão sempre que puder
O papelão é uma excelente alternativa ao uso de sacolas plásticas, já que não demora para se decompor. As sacolas plásticas levam muitos anos para serem eliminadas e isso provoca um grande problema para os oceanos e lixões.
Comece pequeno, fazendo coisas mais simples, e vá implementando aos poucos as mudanças que quer para sua casa. Assim, além de ter uma casa mais limpa e organizada, você ainda contribui como cidadão, deixando uma pegada mais leve no planeta.