Menu

Como cuidar do fígado para prevenir doenças: 4 atitudes essenciais

Comece avaliando a qualidade do seu estilo de vida. Essa é a resposta para compreender como está a saúde do seu fígado

Crédito: Freepik

Publicidade

Para quem não é da área da saúde, pode ser complicado entender a função de cada órgão no corpo e o que acontece quando eles não funcionam como deveriam. O que as pessoas entendem é que o corpo engorda e emagrece, fica saudável e desenvolve doenças, e que as soluções para evitar problemas estão em uma alimentação saudável, na prática de exercícios e no uso de medicamentos. De fato, faz sentido. Mas vale a pena saber um pouco mais sobre a função de determinados órgãos para compreender, de verdade, a importância dos cuidados diários com a saúde. Então, o que você vai saber mais agora é sobre como cuidar do fígado para prevenir diversas doenças.

Por que é importante cuidar da saúde do fígado?

É muito importante cuidar bem do fígado porque ele desempenha funções essenciais para a boa saúde. Conforme explica o médico Drauzio Varella, o fígado é a maior glândula do corpo humano, chegando a pesar 1,5 quilo em uma pessoa adulta. Esse órgão, localizado no lado direito do abdômen, e sob o diafragma, com altíssima capacidade de regeneração, precisa estar adequadamente preservado para que seja capaz de exercer as seguintes funções:

Armazenamento de glicose

A glicose que é extraída dos alimentos ingeridos fica armazenada no fígado, esperando o momento de ser usada como energia pelo organismo.

Secreção da bile

A bile é um líquido produzido pelo fígado, depois armazenado na vesícula e, por fim, enviada ao intestino na hora da digestão, servindo como um detergente para as gorduras.

Publicidade

Produção de proteínas nobres

Uma das proteínas mais importantes do corpo humano é a albumina, produzida pelo fígado e responsável por manter a água dentro do organismo.

Síntese de colesterol

O colesterol ingerido é metabolizado e excretado pela bile. Imagine o tamanho do acúmulo de colesterol quando o fígado está prejudicado por um estilo de vida sedentário. Quando há excesso de colesterol, é grande o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Desintoxicação

O fígado é como um filtro que elimina as toxinas do organismo, por isso que é tão importante limpar o fígado com frequência, evitando que essa importante função seja comprometida, acarretando em doenças.

Como cuidar do fígado

Crédito: Freepik

Não é preciso esperar que alguma doença apareça para tomar as providências adequadas em benefício da própria saúde. Você pode prevenir as doenças, mantendo um estilo de vida saudável.

Publicidade

1. Cuidados com a alimentação

O primeiro passo é compreender que você é o que você come. Portanto, se o seu fígado está com excesso de gordura, provavelmente a sua alimentação também está. Se o seu fígado está bem, essas mesmas recomendações alimentares são úteis para prevenir que um dia ele adoeça.

  • Carboidratos. Eles são a principal fonte de energia para o organismo, por isso, não devem ser totalmente cortados. Prefira os integrais: arroz, macarrão, pão, batata-doce, inhame. Evite os brancos: pão branco, bolos e bolachas com farinha branca e açúcar refinado e batata branca.
  • Gorduras. As gorduras boas para o corpo são as presentes em alimentos como abacate, azeitona, azeite de oliva, coco e derivados naturais, salmão, atum, sardinha, cavalinha, frutos oleaginosos. As gorduras saturadas é que devem ser consumidas com bastante moderação, como as presentes nos queijos amarelos e carnes vermelhas.
  • Probióticos. Os probióticos são alimentos ricos em micro-organismos vivos, ou seja, alimentos fermentados, como kefir, kombucha, iogurte, chucrute e Yakult. Esses micro-organismos são essenciais para a composição da microbiota intestinal, o que está diretamente ligado ao bom funcionamento do fígado.
  • Hortaliças. As frutas, legumes e verduras devem estar presentes em peso na sua nova rotina alimentar. Eles são fontes de diversos nutrientes que o corpo precisa todos os dias para a manutenção da saúde.

2. Nada de radicalismo

Mesmo quem já está sofrendo com o fígado gordo, não deve se desesperar e entrar em dietas restritivas. Tudo no organismo precisa de equilíbrio para funcionar direito. Então, o ideal é consultar um nutricionista para que ele prescreva um cardápio adequado às suas necessidades particulares.

No caso do fígado gordo, o ideal é que se elimine 10% da gordura corporal no período de 6 meses. Emagrecer muito rápido, ou comer menos do que o corpo precisa, pode acabar por prejudicar ainda mais o funcionamento do fígado.

Publicidade

3. Atividade física

Para que se vejam os resultados da reeducação alimentar, é necessário começar a praticar uma atividade física todos os dias. É dessa forma que a sua “máquina” vai se manter em funcionamento, prevenindo excessos acumulados e doenças. Pode ser uma caminhada, corrida, yoga ou pilates, dança, natação ou outra atividade que mais gostar.

Nesse caso, também é preciso cuidar com o exagero. A regra do equilíbrio permanece, até porque resultados milagrosos, de uma semana para a outra, não existem. Alterne exercícios de força com aeróbicos e procure um profissional dessa área para lhe ensinar a manter uma rotina adequada de exercícios.

4. Medicamentos só quando necessário

Se o fígado está trabalhando bem, apenas adeque seu estilo de vida para uma rotina mais saudável, com alimentação e exercícios. Mas se já estiver com obesidade ou fígado gordo, é melhor buscar apoio médico para saber se há necessidade de remédios que ajudem a estimular a produção de bile e a limpar o fígado. Assim, as mudanças na alimentação e a adoção de exercícios farão efeito de verdade. Veja quais são os remédios para desintoxicar o fígado.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile